O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Durão Barroso: “Portugal é hoje o país mais pobre da Europa Ocidental”

Economia
O que está em causa?
Em entrevista ao novo podcast da SIC Notícias "Os Protagonistas", o ex-Primeiro-Ministro (PM) confirmou aquela que era uma previsão sua em dezembro do último ano: que "Portugal é o mais pobre da Europa Ocidental, como foi antes de Abril de 1974”. Confirma-se?

Durão Barroso seguiu-se a António Costa no novo podcast da SIC Notícias, “Os Protagonistas”, e não poupou nas críticas ao Primeiro-Ministro demissionário e ao seu executivo. Afinal, confirma-se ou não que “Portugal é hoje o mais pobre da Europa Ocidental, como foi antes de Abril de 74”?

De acordo com os últimos dados compilados pelo Eurostat, ao nível do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, em Paridades de Poder de Compra (PPC), Portugal estava na 20.ª posição da tabela (entre os 27 Estados-membros) com 79% da média da União Europeia.

Atrás de Portugal ficam apenas a Hungria, Roménia, Croácia, Letónia, Eslováquia, Grécia e Bulgária: destes, também a Grécia pode ser incluída no pacote de países da Europa Ocidental, o que retira a Portugal o título de “país mais pobre da Europa Ocidental”.

Embora o país tenha atingido a percentagem mais elevada dos últimos anos em 2022 (79% da média europeia, tal como em 2019), o facto é que permanece abaixo do nível de 2000. No início do século o PIB per capita de Portugal, medido em PPC, estava em cerca de 85% da média da União Europeia. Comparando diretamente com 2022, baixou seis pontos percentuais para 79%.

Um recuo até 2015 permite perceber que António Costa herdou uma 10.ª posição (está agora na 7.ª), com um PIB que representava 78% da média da UE. Desde então, o valor tem-se mantido mais ou menos estável, tendo atingido um mínimo em 2021 (75% da média da UE) e um máximo em 2019/2022 (79%).

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque