O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Donald Trump referiu-se a Elon Musk como sendo um “vendedor de carros insignificante”?

Internacional
O que está em causa?
Está a circular um "post" na rede social criada por Trump, alegadamente da sua autoria, onde se faz menção a Elon Musk como sendo "um vendedor de carros insignificante", em tradução livre a partir do inglês. Mas terá Donald Trump falado assim do dono da Tesla?
© Shutterstock

“Um orgão de comunicação de desinformação da esquerda radical continua a dizer que Elon Musk, um vendedor de carros insignificante, é que é o presidente! Eu ganhei as eleições com números nunca antes vistos na história mundial. Não foi o Elon. Eu tenho os mandatos!! Eu é que tenho os mandatos! São meus e não do Elon!!! Socorro!!! Ele veio até mim como um cão! Se não fosse por mim, o vosso presidente favorito, ele estaria de regresso a África do Sul sem um tostão e a sua mãe diria coisas muito más acerca dele. Muito más!! DJT”. Numa tradução livre a partir do inglês, este é o conteúdo de um “post” alegadamente da autoria de Trump na rede social Truth Social, divulgado numa captura de ecrã na rede social Threads, no passado dia 21.

Mas será que Donald Trump falou realmente nestes termos acerca de Elon Musk? Segundo o site Lead Stories, a publicação é falsa. Este site de fact checking revelou a pesquisa efetuada na página oficial de Trump na rede social Truth Social. Através do resultado da pesquisa, é possível ver que a frase “Elon Musk, a two bit car salesman” (“Elon Musk, um vendedor de carros insignificante”) não consta na página de Trump.

Ainda de acordo com o site Lead Stories, a afirmação também não consta em nenhum órgão de comunicação social fidedigno. Sendo que tal afirmação proferida por Trump mereceria toda a atenção por parte dos media, isto leva-nos à conclusão de que Trump não terá escrito o que é dito na publicação.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Entre a espada e a parede, Zuckerberg escolheu a defesa dos seus interesses económicos imediatos, em detrimento do papel “sem precedentes” (palavras suas durante uma sessão no congresso americano) que ...
Artigo de Opinião | "Não me cabe julgar as intenções de Musk. Mas permitam-me, no mínimo, observar que as mentiras e teorias da conspiração estão a prosperar, provocando um caos ...

Em destaque