Isto não é uma fake news: Desde que, em Novembro de 2016, foi eleito até 30 de dezembro passado, Donald Trump já fez 7.645 (sete mil, seiscentas e quarenta e cinco) afirmações falsas ou enganadoras. A contagem foi feita pelo jornal americano Washington Post, que tem uma base de dados permanentemente atualizada com a avaliação das declarações do presidente americano.

A 30 de dezembro Trump cumpriu o 710º dia do seu mandato. O que quer dizer que tem dito uma média de 10,76 mentiras por dia. Segundo a publicação americana, que tem uma coluna fixa intitulada “Fact-Checker”, o “líder do mundo livre” é especialmente “inventivo” quando se desloca pelo país em ações de campanha junto dos seus apoiantes. Por cada discurso, faz uma média de 35 a 45 afirmações suspeitas.

O mês em que Trump mais mentiu ou manipulou foi em Outubro de 2018: 1205 afirmações falsas ou enganadoras, à média de 39 por dia.

O segundo mês mais prolífico foi o de Novembro, em que o Washington Post identificou 866 afirmações. Os momentos mais “críticos” foram o dia 5 /139 mentiras ou frases enganadoras em 5 comícios), o dia 3 (130 em 4 comícios), o dia 2 (97 em 3 comícios) e o dia 26 (90 em 2 comícios).

Os comícios são notoriamente o seu terreno favorito para disseminar informação considerada falsa (2030 frases registadas), mas as suas já célebres conferências de imprensa não ficam muito atrás, com 1944 frases identificadas. E depois há a sua conta no Twitter, claro, onde partilhou, durante os 710 dias, 1314 mentiras ou frases enganadoras.

trump

Quanto aos top dos temas em que Trump é mais inventivo, ele está assim organizado:

  • Disse 125 vezes que fez o maior corte de impostos da história dos EUA;
  • Afirmou 110 vezes que a economia dos EUA é hoje a melhor da história;
  • Garantiu 94 vezes que o muro da fronteira com o México já está a ser construído – exatamente o muro que provocou o “shutdown”em que atualmente os EUA se encontram, porque Donald Trump não aceita a decisão da Câmara dos Representantes (em que os democratas estão em maioria) de não libertar fundos para a sua edificação.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro