O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Donald Trump enganou-se ao congratular a equipa vencedora do Super Bowl?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Está a circular um tweet de Donald Trump nas redes sociais no qual o presidente felicita a equipa Kansas City Chiefs pela vitória no Super Bowl. Porém, o presidente dos EUA ter-se-á enganado no estado da qual a equipa é oriunda. Confirma-se?

No dia 3 de fevereiro celebrou-se a final do Super Bowl. A equipa Kansas City Chiefs, sagrou-se campeã da Liga norte-americana de futebol americano ao derrotar o San Francisco 49ers por 31-20.

Logo após o término do jogo, Donald Trump felicitou através de um tweet o Kansas City Chiefs: “Parabéns ao Kansa City Chiefs pelo grande jogo e pelo fantástico regresso, debaixo de imensa pressão. Representaram de forma exímia o grande estado do Kansas e todos os Estados Unidos. O nosso país está orgulhoso de vocês”, pode ler-se na mensagem.

Porém, embora exista uma cidade chamada Kansas City no estado do Kansas, os City Chiefs estão baseados no estado de Missouri. Quando se apercebeu do lapso, o presidente dos Estados Unidos excluiu o tweet antigo e corrigiu a mensagem.

O tweet não esteve no ar durante muito tempo, mas valeu ao presidente dos EUA duras críticas. A ex-senadora do Missouri não poupou Trump: “É Missouri seu idiota”, escreveu no seu perfil.

Em suma, é verdade que Donald Trump se enganou ao congratular os Kansas City Chiefs, uma vez que afirmou que tinham “representado de forma exímia o estado do Kansas”, sendo que a equipa é oriunda do Missouri.

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes