“Se eu me candidatasse, candidatar-me-ia como republicano. São o grupo de eleitores mais estúpido do país.” Em causa uma afirmação, segundo uma publicação que está a circular nas redes sociais, que terá sido proferida pelo recém-eleito presidente dos Estados Unidos da América, numa suposta entrevista à revista “People”, em 1998.
Nesse momento, de acordo com o recorte de jornal que viralizou nas redes sociais, em pleno período eleitoral, acrescentou ainda, sobre os seus apoiantes: “Acreditam em tudo o que aparece na Fox News. Eu podia mentir e eles continuariam a acreditar. Aposto que os meus números seriam ótimos.”
Mas estarão estas declarações a ser corretamente atribuídas a Donald Trump?
Não. Esta narrativa falsa, aliás, não é recente, tendo começado a circular, pelo menos, em outubro de 2015, altura em que foi desmentida pela plataforma de fact-checking “Snopes”, a que se seguiram muitos outros meios de comunicação social (aqui e aqui, por exemplo).
De facto, consultando o arquivo online da “People”, constata-se que o nome de Donald Trump aparece, por várias vezes, em artigos da revista datados da década de 1990 (aqui e aqui), mas em nenhum conteúdo se identifica a afirmação que se encontra a ser atribuída ao ex-Presidente dos Estados Unidos. Nem mesmo em outros órgãos de comunicação social credíveis.
Além disso, à “FactCheck.org”, uma porta-voz da “People” assegurou que a própria revista não conseguiu encontrar, nos seus arquivos, nada que sustente que Donald Trump teria proferido tal afirmação. “A ‘People’ analisou o assunto exaustivamente quando surgiu, em outubro. Passámos a pente fino todas as histórias de Trump no nosso arquivo. Não encontrámos nada remotamente parecido com esta citação – e nenhuma entrevista em 1998”, apontou Julie Farin.
De notar, simultaneamente, que a imagem usada no recorte de jornal que viralizou nas redes sociais foi retirada de uma entrevista conduzida pela apresentadora Oprah Winfrey a Donald Trump em 1988. Ou seja, uma década antes da data das alegadas declarações.
Nesse momento, questionado sobre afirmações que teria proferido antes – de que caso se candidatasse à Presidência dos Estados Unidos, “acreditava que venceria” –, Trump respondeu: “Bem, não sei. Acho que ganharia. Não entraria para perder. Nunca entrei para perder na minha vida.” Isto apesar de, na mesma entrevista, ter dito que “provavelmente” nunca se candidataria a esse cargo, ainda que estivesse “farto de ver o país a ser roubado”.
___________________________
Avaliação do Polígrafo: