Uma fatia razoável da população brasileira apanhou um susto na semana passada, com o anúncio do fim de um dos programas mais populares da televisão brasileira. Segundo notícias colocadas a circular, a Globo decidira acabar com o “Domingão do Faustão”, protagonizado por Fausto Silva, uma das maiores vedetas daquela estação televisiva desde 1989.

A culpa do rumor é de... Fausto Silva. Sim, foi o próprio apresentador que, durante a emissão, afirmou: “O dia em que o programa acabar -  e esse dia não está longe – eu revelo os verdadeiros bastidores do arquivo confidencial”. Depois disso, foram muitos os que partilharam eesta mensagem nas redes sociais:

“A Globo aos poucos vai se acabando – Faustão choca telespectadores e anuncia fim do Domingão na Globo (...) O apresentador Fausto Silva fez uma revelação que deixou os seus fãs chocados e arrasados na noite deste domingo em seu programa da Globo. Isso porque ele anunciou que o fim da atração, que é o maior programa de entretenimento da Globo, está bastante próximo, o que cairia como uma bomba.”

faustao

Os jornais brasileiros tentaram fazer a confirmação da informação. Um deles, o jornal Extra, recebeu esta resposta da Globo: “Foi uma brincadeira do Fausto, como várias coisas que ele sempre faz durante o Domingão, e não há qualquer movimento para o fim do programa.

Ou seja: estamos perante um boato claro que não resistiu à primeira tentativa de verificação.

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network