Uma imagem aérea de uma multidão tem sido partilhada nas redes sociais como se tivesse sido captada em Berlim, Alemanha, no dia 1 de agosto de 2020, quando se realizou um protesto contra as medidas adoptadas para conter a pandemia de Covid-19.

“Contra a farsa do covid, juntaram-se mais de dois milhões de pessoas ontem em Berlim”, indica-se na mensagem associada à fotografia.

parada Berlim

Esta imagem foi denunciada como sendo falsa ou enganadora por utilizadores do Facebook. Terá sido realmente captada na manifestação de 1 de agosto em Berlim?

A resposta é não. Esta fotografia foi captada durante a edição de 2013 de um festival de música eletrónica que se realiza anualmente na cidade alemã e não no mais recente protesto contra as medidas de contenção da pandemia de Covid-19.

Como explica a AFP, uma pesquisa pela imagem permite chegar a um artigo publicado no site da exposição "Nineties Berlin", de 21 de março de 2019. A peça falava de uma mostra especial que seria realizada no ano passado, para celebrar os 30 anos da "Love Parade", festival de música eletrónica que tem lugar na capital alemã.

Parada festival Berlim

A fotografia em causa foi captada pelo fundador do evento, Matthias Roeingh, conhecido como Dr. Motte, em 2003. A mesma imagem foi publicada no blog pessoal de Roeingh e com as mesmas referências.

No referido artigo da "Nineties Berlin" aparece uma segunda fotografia do festival de 2003, também atribuída ao Dr. Motte, que mostra a mesma multidão a partir de um outro ângulo.

parada festival Berlim

Segundo a polícia, 500 mil pessoas participaram na parada do festival de 2003, que se estendeu das Portas de Brandemburgo até à Praça Ernst Reuter.

Relativamente à manifestação contra as medidas de contenção da Covid-19, a 1 de agosto de 2020, o número de participantes difere consoante a fonte da informação: as autoridades indicam que participaram cerca de 20 mil pessoas e os organizadores do protesto apontam para 500 mil manifestantes nas ruas.

______________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network