"Hoje li que a dívida pública atingiu o recorde máximo histórico de 268 mil milhões de euros", salienta-se numa das publicações em causa, questionando: "Mas isto é para pagar?"

"Os portugueses já devem 268.000.000.000€. 'Socialismo' dura enquanto houver o dinheiro dos outros", alega-se noutro exemplo.

Confirma-se que a dívida pública portuguesa aumentou para novo recorde de 268 mil milhões de euros?

De acordo com a "Nota de Informação Estatística - Dívida Pública" referente a outubro de 2020 do Banco de Portugal, emitida no dia 2 de dezembro, a dívida pública portuguesa cifrou-se em 268,1 mil milhões de euros no mês de outubro.

"Em outubro de 2020, a dívida pública situou-se em 268,1 mil milhões de euros (Gráfico 1), aumentando 1,1 mil milhões de euros face ao mês anterior. Esta subida refletiu, em grande medida, emissões de títulos de dívida, no valor de 1,1 mil milhões de euros (Gráfico 2)", informa-se no documento do Banco de Portugal.

"Os depósitos das administrações públicas diminuíram 0,9 mil milhões de euros. A dívida pública líquida de depósitos aumentou 2,1 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 243,8 mil milhões de euros", acrescenta-se.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network