O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Dívida pública aumentou 15.823 milhões de euros entre 2015 e 2019?

Facebook
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Nova publicação na página "O outro lado da história", na rede social Facebook, mostra um gráfico com a evolução da dívida pública entre 2015 e 2019, concluindo que "aumentou 15.823 milhões de euros". Verdade ou falsidade?

De acordo com a publicação em análise, a dívida pública do Estado português passou de 235.746 milhões de euros em 2015, quando o atual Governo iniciou funções, para 251.569 milhões de euros em 2019. Conclusão: “aumentou 15.823 milhões de euros“.

Confirma-se?

De acordo com os dados oficiais mais recentes, compilados na Pordata, os números indicados na publicação estão corretos.

A dívida bruta das Administrações Públicas passou de 235.746 milhões de euros em 2015 para 251.569 milhões de euros em 2019, perfazendo um aumento global de 15.823 milhões de euros durante a presente legislatura.

No entanto, há uma outra forma de analisar a evolução da dívida pública: tendo em conta a proporção da dívida relativamente ao Produto Interno Bruto (PIB), em vez do enfoque no valor bruto da dívida.

 

Em percentagem do PIB, a dívida pública baixou de 131,2% em 2015 para 122,2% em 2018 (ainda não há dados consistentes relativamente a 2019). Este facto não invalida a veracidade da publicação em análise (o valor bruto da dívida aumentou, na medida em que continuam a registar-se défices nas contas públicas), mas importa ser tido em atenção quando se analisa a evolução da dívida pública.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “verdadeiro” ou “maioritariamente verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Artigo de Opinião | A ideia de que a Rússia está a criar uma rede de fact-checking para combater a desinformação parece um enredo orwelliano. Não é piada, embora pudesse ...
Artigo de Opinião | "Não me cabe julgar as intenções de Musk. Mas permitam-me, no mínimo, observar que as mentiras e teorias da conspiração estão a prosperar, provocando um caos ...

Em destaque