A primeira intervenção de André Ventura como deputado à Assembleia da República, eleito pelo Chega, partido de que é líder e fundador, ocorreu na reunião plenária de abertura da nova legislatura, a 30 de outubro de 2019. Esse discurso foi publicado no canal do Chega na plataforma YouTube e espalhou-se velozmente nas demais redes sociais, do Facebook ao Twitter, através de partilhas nas páginas do Chega, de Ventura e de militantes ou apoiantes do partido e do respetivo líder e deputado.

Entretanto começaram a surgir múltiplas publicações nas redes sociais destacando que o vídeo em causa já tem mais de 360 mil visualizações no YouTube. O Polígrafo recebeu vários pedidos de verificação sobre esta informação. Confirma-se?

De facto, consultando as estatísticas do canal do Chega no YouTube verifica-se que o vídeo da primeira intervenção de Ventura já acumula mais de 381 mil visualizações. E outros dois vídeos de intervenções posteriores de Ventura no Parlamento também já apresentam números significativos: 266 mil e 118 mil visualizações respetivamente.

A maior parte das publicações, aliás, remete para um artigo do jornal "Expresso" com o seguinte título: "Chega alastra no YouTube. Discurso de Ventura visto 361 mil vezes, Costa só 9 mil". O próprio Ventura partilhou esse artigo, datado de 4 de novembro, na sua página no Facebook, acrescentando a seguinte mensagem nessa publicação: "Quando se trabalha arduamente e se tem a coragem de tocar nas feridas que o sistema quer esconder, os portugueses reconhecem e acompanham. Nobre Povo, Nação Valente e Imortal!"

"Nos últimos cinco dias, o vídeo da primeira intervenção de André Ventura na Assembleia da República foi visto mais de 361 mil vezes. Enquanto isso, nenhum dos vídeos publicados na conta do PS na mesma rede social foi além das 8,6 mil visualizações. O politólogo António Costa Pinto frisa que 'existe uma escassa relação entre partidos que ganham eleições e aqueles que têm mais impacto nas redes'", destaca-se no referido artigo do "Expresso".

Concluindo, é verdade que o primeiro discurso de Ventura no Parlamento já tem mais de 360 mil visualizações no YouTube. Aliás, entretanto já ultrapassa as 381 mil visualizações. E os vídeos de outras intervenções posteriores também já acumulam 266 mil e 118 mil visualizações respetivamente.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro