“Fevereiro de 2022 traz quatro domingos, quatro segundas-feiras, quatro terças-feiras, quatro quartas-feiras, quatro quintas-feiras, quatro sextas-feiras e quatro sábados”, afirma um internauta numa publicação que conta com quase mil reações e mais de 750 partilhas.

Segundo o criador deste post, “isto acontece uma vez a cada 823 anos” e o fenómeno é intitulado de “Miracle In”.

Confirma-se?

post fevereiro

Não. Este é um boato que circula há anos nas redes sociais, nomeadamente em grupos de WhatsApp, mas não tem qualquer fundamento.

Os dias da semana repetem-se quatro vezes em fevereiro todos os anos, exceto nos anos bissextos. Basta olhar para os calendários dos últimos anos para perceber que a informação é falsa.

calendário fevereiro

Como é possível verificar no calendário acima, correspondente ao mês de fevereiro de 2021, também no ano passado o mês de fevereiro teve quatro domingos, quatro segundas-feiras, quatro terças-feiras, quatro quartas-feiras, quatro quintas-feiras, quatro sextas-feiras e quatro sábados.

Esta não é o único "fenómeno" do género que costuma circular nas redes sociais. Há poucos meses, o Polígrafo verificou outra publicação que garantia: "Este mês de outubro vai ter cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos. Isso só acontece a cada 823 anos. Segundo a astrologia chinesa isso significa fortuna a caminho e bolsos cheios de dinheiro." Mais uma vez, a publicação era falsa.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network