- O que está em causa?No Twitter critica-se a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) por causa de uma publicação no âmbito do "Dia Internacional das Mulheres", a 8 de março, baseada numa fotografia de um banco de imagens, com manequins (uma das quais "veste Prada") em vez de "mulheres que realmente trabalham na ACT". Verdadeiro ou falso?

"Uma pena que não existam fotos das mulheres que realmente trabalham na ACT [Autoridade para as Condições do Trabalho], para terem que recorrer a um banco de imagens, onde uma das mulheres veste Prada", destaca-se num tweet de 8 de março, "Dia Internacional das Mulheres".
Remete para uma publicação da ACT nesse mesmo dia, com a seguinte mensagem: "No dia 8 de março, a ACT destaca as mulheres trabalhadoras e enaltece as suas conquistas em relação às oportunidades, direitos e liberdades em contexto laboral."
Na imagem surgem quatro mulheres em contexto laboral que no entanto, de acordo com a referida denúncia, não são "mulheres que realmente trabalham na ACT", mas sim manequins que posam numa fotografia adquirida num banco de imagens. Alega-se também que uma dessas manequins está a vestir uma camisa da marca Prada que custa quase 5 mil euros.


É verdade que, nesta publicação de 8 de março, a propósito do "Dia Internacional das Mulheres", a ACT recorre a manequins de banco de imagens em vez de mostrar trabalhadoras reais?
Sim. Contactada pelo Polígrafo, a ACT confirma a veracidade da denúncia em causa.
Nesse âmbito justifica que "a ACT associa-se à celebração do 'Dia da Mulher', não o 'Dia da Mulher na ACT', pelo que não se colocou a opção de utilizar imagens de trabalhadoras da ACT".
"O importante para a ACT é destacar e associar-se ao 'Dia da Mulher', que continua a justificar-se plenamente, sejam quais forem as mulheres que apareçam nas imagens", conclui.
____________________________
Avaliação do Polígrafo:
