A publicação viral nas redes sociais mostra duas figuras, uma de pé e outra sentada, e pretende demonstrar que a primeira contacta com o vírus e a segunda não. No suposto folheto informativo da Direção Geral de Saúde (DGS) figuram também os logótipos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e da República Portuguesa.

Covid

Mas será que a imagem consta realmente da panóplia de diretrizes oficiais que a DGS tem vindo a divulgar desde o início da pandemia?

A imagem é falsa e foi sinalizada pela DGS, no passado dia 12 de setembro, na sua página oficial. Na publicação de esclarecimento, a DGS lança o apelo para que "se quebrem as cadeias de desinformação" e faz uma republicação de um tweet da associação de voluntários digitais em situações de emergência, Vost Portugal. 

“Não sabemos a quem aproveita andar a falsificar mensagens da DGS. Se vires esta imagem a ser partilhada, denuncia a mesma: o seu conteúdo é falso e não teve origem naquela entidade.”, lê-se na publicação do Twitter da associação registada na Proteção Civil.

Conclui-se que a DGS nunca afirmou que o novo coronavírus não se propaga enquanto as pessoas estão sentadas e que não lançou qualquer folheto informativo sobre o tema. A imagem manipulada foi criada com a intenção de espalhar desinformação e de usurpar a identidade da autoridade de saúde do governo português. 

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network