O primeiro jornal português
de Fact-Checking

DGS revela em folheto oficial que estar sentado evita o contágio por Covid-19?

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Coronavírus
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Circula no Facebook uma imagem na qual se afirma que o vírus da Covid-19 não se propaga a quem esteja sentado. A imagem é atribuída à Direção-Geral da Saúde, mas será mesmo da sua autoria?

A publicação viral nas redes sociais mostra duas figuras, uma de pé e outra sentada, e pretende demonstrar que a primeira contacta com o vírus e a segunda não. No suposto folheto informativo da Direção Geral de Saúde (DGS) figuram também os logótipos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e da República Portuguesa.

Covid

Mas será que a imagem consta realmente da panóplia de diretrizes oficiais que a DGS tem vindo a divulgar desde o início da pandemia?

A imagem é falsa e foi sinalizada pela DGS, no passado dia 12 de setembro, na sua página oficial. Na publicação de esclarecimento, a DGS lança o apelo para que “se quebrem as cadeias de desinformação” e faz uma republicação de um tweet da associação de voluntários digitais em situações de emergência, Vost Portugal. 

“Não sabemos a quem aproveita andar a falsificar mensagens da DGS. Se vires esta imagem a ser partilhada, denuncia a mesma: o seu conteúdo é falso e não teve origem naquela entidade.”, lê-se na publicação do Twitter da associação registada na Proteção Civil.

[twitter url=”https://twitter.com/VOSTPT/status/1304836958565339137″/]

Conclui-se que a DGS nunca afirmou que o novo coronavírus não se propaga enquanto as pessoas estão sentadas e que não lançou qualquer folheto informativo sobre o tema. A imagem manipulada foi criada com a intenção de espalhar desinformação e de usurpar a identidade da autoridade de saúde do governo português. 

Avaliação do Polígrafo:

 

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...