- O que está em causa?Está novamente a circular pelas redes sociais uma imagem de uma reportagem da SIC onde se pode ler em rodapé: “DGS pede para fecharem vidros dos carros na A28” como medida de prevenção para se evitar o contágio por legionella. A Direção Geral de Saúde fez esta recomendação? E a imagem é atual?

"Senhor Almirante Gouveia e Melo volte rapidamente", apela-se numa de várias publicações encontradas pelo Polígrafo no Facebook.
Na imagem vê-se Graça Freitas, diretora-geral da saúde, numa conferência de imprensa sobre um surto de legionella na região do Norte. Em baixo, no rodapé, pode ler-se a indicação: “Surto de Legionella no Norte: DGS pede para fecharem vidros nos carros na A28."
Mas será a imagem atual? A Direção Geral de Saúde (DGS) fez esta recomendação?

A imagem em questão não foi manipulada, mas é de novembro do ano passado, na altura em que surgiu um surto de legionella na região da Póvoa do Varzim e de Vila do Conde. A 10 de novembro de 2020, a SIC transmitia uma reportagem sobre os infetados pelo surto de legionella que viviam na zona ou circulavam na A28”.
Nessa reportagem surgiam declarações de Teresa Leão, investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, na qual a especialista sugeria que se fechassem os vidros ao passar nessa região. “Circular de janelas fechadas pode ser uma boa alternativa também”, disse a especialista.
Nessa reportagem surgiu, naquele momento, um rodapé errado atribuindo a declaração a Graça Freitas. Na altura, a SIC retificou a reportagem, eliminando a atribuição errada a Graça Freitas e a sugestão de Teresa Leão.
No mesmo dia, a DGS prontificou-se a publicar um desmentido nas redes sociais na qual informava que “está a circular uma imagem com uma declaração atribuída erradamente à Diretora-Geral da Saúde (“DGS pede para fecharem vidros dos carros na A28”). Esta declaração nunca foi proferida pela Dra. Graça Freitas. A DGS tem pautado a sua atuação pelo combate às fake news, pelo que apela à não propagação dessa informação”.

Em suma, não é verdade que Graça Freitas tenha pedido aos cidadãos para fecharem os vidros das suas viaturas ao passar na A28 para evitar uma infeção pela bactéria da legionella. A sugestão foi de Teresa Leão, investigadora da Universidade do Porto, numa entrevista à SIC. Um ano após o desmentido da DGS, a mesma imagem está novamente a ser partilhada nas redes sociais.
___________________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:
