Em múltiplas publicações no Facebook divulga-se um fenómeno alegadamente raro a que “os chineses chamam de ‘bolso cheio de dinheiro'”. Em causa o alinhamento dos dias em dezembro em que teremos cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos que só acontece “uma vez a cada 823 anos“.
“Então, envie esta mensagem a todos os seus amigos e dentro de quatro dias o dinheiro irá surpreender-te. Baseado no Feng Shui chinês, quem não transmitir esta mensagem pode perder a grande chance… Eu estou fazendo a minha parte, faça a sua”, incita-se.
A ideia de que “o mês de dezembro terá cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos” e que “isto acontece somente uma vez a cada 823 anos” tem algum fundamento?
Não. E para desmontar a teoria não é preciso recuar assim tanto no tempo. Mas começando por 2023, é verdade que o mês que se avizinha traz com ele 5 sextas-feiras, 5 sábados e 5 domingos, isto porque se trata de um mês com 31 dias que começa precisamente numa sexta-feira.
A ser verdade que este alinhamento só aconteceria uma vez a cada 823 anos, então a última vez teria sido em 1200, o que não se confirma. Se recuarmos a 2017 encontramos novamente o mês de dezembro com 5 sextas-feiras, sábados e domingos.
Não ficando por aqui, o Polígrafo verificou ainda que o mesmo voltou a acontecer em 2006 e ainda em 2000. Ou seja, num período de 23 anos, o “fenómeno” alegadamente raro ocorreu quatro vezes.
A alegação de que um determinado alinhamento de dias – seja em dezembro ou em qualquer outro mês – acontece a cada 823 anos é recorrente. Em 2021, o Polígrafo já tinha verificado uma teoria parecida mas referente a outubro e, mais recentemente, em relação ao mês de fevereiro em que o fenómeno se chamaria “Miracleln”.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo: