O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Devo lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto? Não, é um desperdício de recursos

Ambiente
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
A separação das embalagens e a reciclagem estão envoltas em dezenas de mitos. Um dos mais frequentes é o da suposta necessidade de lavar as embalagens de plástico antes de serem colocadas no ecoponto. Ao contrário do que se escreve numa publicação do Twitter detetada pelo Polígrafo, esta ação não só é desnecessária, como ainda representa um desperdício de água.

O autor de uma publicação do Twitter destinada a dar “dicas de reciclagem” aconselha os seus leitores a “separar corretamente o lixo dentro de casa”. Nesse sentido, o tweet alerta para a suposta necessidade de “lavar as embalagens de plástico” antes de serem depositadas nos ecopontos.

“É importante lembrar de lavar as embalagens de plástico, a fim de não sujar outros materiais e inviabilizar a reciclagem”, lê-se na publicação.

No entanto, apesar de ser uma prática comum em algumas casas, a lavagem das embalagens antes da colocação das mesmas no ecoponto é um passo desnecessário e resulta num desperdício de recursos. Este hábito está tão enraizado que várias entidades de gestão de resíduos e de embalagens dedicaram campanhas a sublinhar a importância de evitar esta ação.

A título de exemplo, a Sociedade Ponto Verde publicou um artigo no site “recicla.pt” a esclarecer que “lavar as embalagens não acrescenta vantagem para o processo de reciclagem”, porque “a gordura, vestígios de alimentos e bebidas ou até restos de champô ou detergente não interferem no processo de reciclagem”. E porquê? Porque neste processo “existe uma fase de lavagem e tratamento que elimina os vestígios”.

Assim sendo, acrescenta, “isto significa que, ao lavar as embalagens em casa, antes de as colocar no ecoponto, está a duplicar o trabalho e a desperdiçar água”.

E quais os passos corretos a dar antes de colocar as embalagens no ecoponto?

Em primeiro lugar, é necessário “escorrer ou esvaziar ao máximo a embalagem”, adianta a Sociedade Ponto Verde. Depois, é necessário “espalmar as embalagens” para “otimizar o espaço do ecoponto doméstico para que demore mais tempo a encher”. Além disso, este segundo passo “também otimiza o transporte” das embalagens, “porque contribui para que o camião de recolha não venha buscar um ecoponto cheio de ar”. Por fim, “sempre que a tampa for de tamanho inferior a 50 mm deve colocá-la no ecoponto correspondente à embalagem”.

Além disso, esta entidade lembra que não é necessário “retirar os rótulos das embalagens” antes de as colocar no ecoponto.

Em suma, é falso que seja necessário lavar as embalagens de plástico antes de as colocar no ecoponto. Este passo é, aliás, desaconselhado, visto resultar num desperdício de recursos, nomeadamente de água.

___________________________________

EMIFUND

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do European University Institute.

The sole responsibility for any content supported by the European Media and Information Fund lies with the author(s) and it may not necessarily reflect the positions of the EMIF and the Fund Partners, the Calouste Gulbenkian Foundation and the European University Institute.

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque