O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Desinformação. Fact-check aos protestos contra o ICE em Los Angeles (LA)

Internacional
O que está em causa?
As manifestações em LA começaram a 6 de junho depois de agentes do Serviço de Imigração e Controlo de Alfândegas (ICE) terem feito rusgas a locais de trabalho e abordado trabalhadores informais, detendo 44 pessoas suspeitas de violar a legislação de imigração. Seguiram-se dias de protestos e uma cobertura mediática intensa, que acabaram por gerar desinformação nas redes sociais.
© Shutterstock

Estes vídeos foram mesmo gravados durante os protestos?

Um dos vídeos partilhados a 8 de junho mostra um carro da polícia em chamas. “Nunca vi nada assim. LA está a arder”, lê-se neste “tweet” que já soma 60 mil visualizações.

No entanto, este registo remonta a 2020, aquando dos protestos contra a violência policial depois do homicídio de George Floyd, a 25 de maio desse ano, às mãos da polícia.

Um outro vídeo, também partilhado a 8 de junho, mostra uma fila de veículos militares a circular numa rua. Alguns utilizadores das redes sociais afirmaram que o vídeo prova que “os fuzileiros navais chegaram a Los Angeles”. Contudo, as imagens são de 4 de junho, antes do início dos protestos, e mostram militares que se reencontraram com as suas famílias em Camp Pendleton, cerca de 160 km a sul de LA.

Alguns utilizadores associaram ainda um vídeo com uma multidão a gritar “We are Los Angeles!” aos protestos. Na realidade, o vídeo mostra adeptos do LA Football Club a apoiar a equipa antes de um jogo frente ao seu maior rival da Major League Soccer, o LA Galaxy, a 18 de maio, junto ao Bank of Montreal Stadium.

Avaliação do Polígrafo: Falso

_____________________________

Representante democrata da Califórnia apelou a que fossse dada cidadania a todos os manifestantes em LA?

Circula nas redes sociais a alegação de que a deputada Maxine Waters, representante democrata da Califórnia cujo círculo eleitoral abrange grande parte do sul de LA, teria apelado à concessão de cidadania a todos os manifestantes sem documentação que participaram nos protestos.

No entanto, o vídeo completo das declarações de Waters revela uma intenção diferente. Ao responder a uma pergunta, a deputada falou de forma mais abrangente sobre a imigração, afirmando que quem chega aos EUA “deveria ter a oportunidade de contar a sua história, explicar quem é e por que está aqui, e pedir aos Estados Unidos que cumpram o que a Constituição permite — ou seja, que lhes seja concedida a possibilidade de obter cidadania”.

Avaliação do Polígrafo: Descontextualizado

_____________________________

Gavin Newsom, governador da Califórnia, publicou fotografias de 2021 como se fossem atuais?

Com recurso a chatbots de inteligência artificial (IA), vários utilizadores do X desmentiram (sem razão) um “tweet” de Newsom publicado a 9 de junho. Segundo o “Grok”, ferramenta de IA do X, as fotografias partilhadas pelo governador eram, na verdade, da evacuação militar dos EUA do Afeganistão em 2021. Mas é falso.

As fotografias de militares a dormir no chão, como crítica ao tratamento dado por Donald Trump aos elementos da Guarda Nacional destacados para LA, são verdadeiras e atuais. Foram inclusive publicadas pelo “San Francisco Chronicle” no mesmo dia.

Avaliação do Polígrafo: Falso

_____________________________

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque