De acordo com o gráfico exibido no post em causa, entre os dias 1 de junho e 15 de julho de 2021 registou-se em Portugal um total de 162 mortes por Covid-19 e 12.375 mortes por outras causas.

Os números indicados estão corretos?

Consultando os relatórios de situação epidemiológica em Portugal da Direção-Geral da Saúde verifica-se que, no referido período temporal, foram contabilizadas 162 mortes por Covid-19.

Quanto à mortalidade geral, de acordo com os dados inscritos no SICO (Sistema de Informação dos Certificados de Óbito), de facto, entre os dias 1 de junho e 15 de julho de 2021 foram contabilizadas 12.375 mortes no total.

Ora, a única imprecisão no post é que não tem em conta que as 162 mortes por Covid-19 fazem parte das 12.375 mortes no total. Pelo que, descontando as mortes por Covid-19, faleceram 12.213 pessoas devido a outras causas que não a Covid-19.

Na medida em que tal imprecisão não altera substancialmente o cenário de menor mortalidade por Covid-19 neste período temporal, em comparação com a mortalidade geral em Portugal, classificamos a informação difundida no post como verdadeira, mas sinalizando o erro na soma dos números.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro, mas...
International Fact-Checking Network