“Descobrem 5 milhões de euros na mala do Porsche do ministro da Defesa da Ucrânia… O teu dinheiro, o meu dinheiro, com o aplauso da nossa classe política”, destaca-se num tweet de 9 de agosto, exibindo uma imagem da suposta apreensão pelas autoridades ucranianas.
Esta história tem algum fundamento? E a imagem em causa é real?
A imagem tem origem num comunicado de 9 de agosto de 2025 do Gabinete de Segurança Económica da Ucrânia. No qual se informou que no âmbito de uma investigação sobre evasão fiscal, por parte de um grupo de empresas fornecedoras do Ministério da Defesa da Ucrânia, foram apreendidos mais de 4,7 milhões de euros em notas na bagageira de um automóvel utilizado pelo contabilista de uma empresa.
Essa empresa fornece produtos alimentares ao Ministério da Defesa e terá inflacionado os preços de forma irregular, além de fugir aos impostos, segundo apuraram as autoridades ucranianas.
Além de o automóvel não ter qualquer relação com o ministro da Defesa, também não se trata de um veículo da marca Porsche. Na verdade, o contabilista transportava o dinheiro na bagageira de um SsangYong Rexton – informação entretanto verificada pela plataforma “Newtral”.
Em suma, o referido tweet está a propagar desinformação.
____________________________
Avaliação do Polígrafo:

