O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Deputado do PS partilhou imagem manipulada de André Ventura nas redes sociais?

Política
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Acusação foi proferida pelo deputado do Chega, Bruno Nunes, em resposta à intervenção de Ivan Gonçalves no debate de atualidade, a 3 de maio, requerido pelo Iniciativa Liberal. A imagem “completamente falsa” do líder do Chega foi partilhada pelo deputado do PS, mas entretanto apagada pelo próprio.

Foi numa troca de críticas entre PS e Chega que a acusação foi dirigida a Ivan Gonçalves, do PS, pelo deputado Bruno Nunes, do Chega, durante o debate de atualidade, requerido pela Iniciativa Liberal, sobre o setor empresarial do Estado no dia 3 de maio.

“Senhor deputado Ivan Gonçalves, vou-lhe dizer uma coisa: não aceitamos lições de moral de ninguém de quem no fim-de-semana partilhou fotografias manipuladas com a cara e o corpo do nosso líder que eram completamente falsas e o senhor devia ter vergonha de o fazer”, afirmou Bruno Nunes em resposta a uma intervenção de Ivan Gonçalves na qual atacou o partido liderado por Ventura.

Ivan Gonçalves afirmara, minutos antes, o seguinte: “Assistimos ao senhor deputado André Ventura, que eu não vejo neste plenário – estava a ver se estava na última fila, mas o Chega não tem deputados até à última fila e portanto não está presente neste debate -, a dissertar sobre a localização no plenário onde os deputados socialistas se sentam. Ora, os deputados do PS são 120, os deputados do Chega são 12, 10 vezes menos, e os deputados socialistas sentam-se onde querem neste plenário. Aquilo que tenho a certeza é que nenhum aceita lições de ética vinda de deputados do vosso partido que não só abala os valores mais profundos da democracia, como tem tido um comportamento deplorável não só lá fora como nesta Câmara”.

Quanto à acusação de Bruno Nunes, será verdade que o deputado socialista partilhou imagens manipuladas de André Ventura?

Numa pesquisa pelas redes sociais de Ivan Gonçalves não é possível identificar o conteúdo manipulado de André Ventura publicado – ou partilhado – durante o fim-de-semana (dias 29 e 30 de abril). No entanto, o conteúdo falso esteve no Twitter do deputado tendo sido entretanto apagado. A confirmação foi feita pelo próprio ao Polígrafo.

“Sem certezas, penso que o deputado do Chega se refere a um retweet de uma fotografia de André Ventura. Passados poucos minutos percebi que a imagem não era verdadeira e que era uma manipulação e, obviamente, apaguei. Não me revejo nestas formas de fazer o debate político nas quais, aliás, o Chega é useiro e vezeiro”, justificou.

Contactado pelo Polígrafo, Bruno Nunes afirma que Ivan Gonçalves “entretanto apagou [o tweet], apesar de ter gerado isto [ndr: um link do Twitter do Chega]”.

No Twitter do partido liderado por Ventura apresenta-se a imagem manipulada juntamente com a fotografia original. Na original, o presidente surge com uma t-shirt branca com a bandeira de Portugal e o símbolo do Movimento Zero. Já na imagem manipulada, o líder do Chega surge com a mesma t-shirt, mas com a imagem do presidente russo Vladimir Putin. No tweet em que se partilha a imagem manipulada pode ler-se: “O boi mor veste isto, mas depois faz circo na AR com bandeiras da Ucrânia. Só se deixa enganar quem quer. Um palhaço será sempre um palhaço”.

Em suma, é verdade que o deputado socialista partilhou conteúdo manipulado em que André Ventura era visado. Porém, essa imagem foi eliminada assim que, segundo justificou o socialista, percebeu que se tratava de “uma manipulação”.

_________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque