- O que está em causa?Um vídeo de pouco mais de 10 segundos foi ontem divulgado no Twitter: em Peso da Régua, durante uma sessão da Assembleia Municipal, um deputado acusa uns "gajos" de quererem "enrabar" os munícipes. Depois disso, solta um "fuck" ao mesmo tempo que faz um "manguito" para ilustrar a palavra. No fim de outra intervenção, "vão gozar com o preto". É do partido Chega e chama-se Eduardo Miranda.

Assembleia Municipal (AM) de 27 de fevereiro de 2023, a pouco mais de 30 minutos do final. Um deputado municipal faz a sua segunda intervenção do dia, motivado por risos dos colegas deputados, e sugere ao Presidente: "Vou-lhe dar uma sugestão de como é que o senhor vai à próxima reunião da APA (Agência Portuguesa do Ambiente). Não precisa de por o cabelo assim tão finesse. Compra um casacão de couro, umas jeans, umas botas e chega lá e não os trata por 'senhores', trata por 'vocês'. Enquanto eles o virem chegar lá assim tão delicadinho, eles vão continuar a gozar consigo. Essa gente não presta."
"Eu lembro-me que entrei para estas coisas da política de uma forma mais assertiva em 1984. E ouvi uma intervenção magistral do Renato Aguiar, contra aquele gajo, um arquiteto, que depois de sair da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), foi o principal responsável pelo hotel Régua-Douro. Sacana. E esses gajos, passados estes anos todos, continuam a querer enrabar-nos. Fuck", concluiu Eduardo Miranda, deputado municipal eleito pelo partido Chega, enquanto levantava o dedo do meio para regozijo dos colegas de sala.
Sobre habitação, o deputado municipal, depois de ter chamado "picareta falante" à ministra Marina Gonçalves, disse, em crítica ao Partido Socialista: "Em 2018, foi lançado o programa '1.º direito', inserido no apoio a famílias carenciadas, segundo o qual se iniciaria o ambicioso projeto de comemorar os 50 an0s de Abril em 2024 sem famílias em situações indignas de habitação (...) Esta malta quer agora chegar às 26 [mil] famílias? Vão gozar com o preto, comigo não."
Eduardo Miranda não foi, porém, o único membro da AM a protagonizar uma intervenção agressiva. O Presidente da Câmara de Peso da Régua, José Manuel Gonçalves (PSD), interveio, logo de seguida, para afirmar o seguinte: "Em relação à APA, eles não gozam comigo. Isto é generalizado. Não é uma questão pessoal só connosco. É uma forma autista de estar por parte desta entidade."
__________________________
Avaliação do Polígrafo:
