"Reparam no pozinho branco ao lado do cartão de crédito. Esse aí é o Volodymyr Zelensky, viciado em cocaína", descreve-se num dos posts do vídeo em causa que acumula milhares de visualizações. Noutro exemplo, ironiza-se: "Era talco no cartão de crédito do palhaço Zelensky, disseram os ucranianos."

É mais um clip de vídeo que está a ser difundido em massa nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, etc.) como suposta "prova" de que Zelensky será viciado em cocaína. Além das publicações com comentários ou descrições em língua portuguesa, mais ou menos virais, também encontramos exemplos em inglês, francês e castelhano.

No entanto, mediante a ferramenta de análise "InVID" identificamos a origem das imagens num vídeo que foi publicado pelo próprio Zelensky no Instagram, a 5 de março.

Ora, as imagens do pó branco (ou cocaína, ao lado de um cartão de crédito) sobre a secretária foram claramente adicionadas (através de montagem) no clip que está agora a ser partilhado nas redes sociais.

No vídeo original, disponível na página oficial de Zelensky no Instagram, aquela parte da mesa está vazia. Foi gravado durante uma videochamada entre o presidente da Ucrânia e Elon Musk, empresário norte-americano (de origem sul-africana).

"Nas imagens pode-se ouvir Zelensky falando, entre outros temas, sobre o envio de tecnologia desenvolvida pela empresa de satélites de Elon Musk, Starlink, a fim de ajudar as cidades ucranianas destruídas pelo conflito com a Rússia", informou a AFP Checamos que também alertou para a adulteração do clip com as imagens (falsas) do pó branco.

Há uma vaga de publicações nas redes sociais com supostas "provas" de que Zelensky será viciado em cocaína ou outras drogas. Aliás, o Polígrafo verificou recentemente um outro vídeo (também manipulado) de uma entrevista em que o atual presidente da Ucrânia teria confessado (de acordo com as legendas em inglês, suposta tradução a partir do original em ucraniano) que consome cocaína regularmente, chegando mesmo a afirmar: "É o melhor energizante. (…) É a forma de vida que eu levo. Aconselho que todos o façam."

Os rumores sobre o consumo de drogas por Zelensky têm origem na campanha presidencial de 2019, mas voltaram a surgir em força nas redes sociais desde fevereiro de 2022, quando a Ucrânia foi invadida por forças militares da Rússia. Aliás, o próprio Vladimir Putin, presidente da Rússia, descreveu Zelensky e os seus ministros como "um gang de drogados e neonazis que se instalaram em Kiev e tomaram todo o povo ucraniano como refém".

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network