O resgate da TAP foi um dos assuntos em que Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva divergiram no debate que pôs frente a frente estes dois candidatos presidenciais. O candidato liberal defendia que o Estado não deveria ter canalizado qualquer dinheiro para a TAP e justificava com um exemplo europeu: “O que eu sei é que o país mais rico da Europa, que é a Noruega, não meteu dinheiro na Norwegian Airlines.”

Confirma-se que a Noruega é o país mais rico da Europa?

Consultando os dados do Eurostat relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita podemos perceber que a afirmação de Tiago Mayan Gonçalves não se confirma. Os dados mais recentes são relativos ao ano de 2019 e mostram que o Luxemburgo é o país da Europa com mais riqueza por habitante (83.640 euros), seguindo-se a Noruega (69.560 euros). Nos últimos 20 anos, a Noruega nunca esteve acima do Luxemburgo neste indicador. 

O mesmo acontece quando falamos em PIB per capita definido em paridades de poder de compra, um indicador que põe em igualdade os países eliminando os efeitos das diferenças de níveis de preços. O poder de compra de cidadão da Noruega até fica atrás do de três outros países: o Luxemburgo, a Irlanda e a Suíça, por ordem decrescente.

Consultando os dados do Eurostat relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita podemos perceber que a afirmação de Tiago Mayan Gonçalves não se confirma. Os dados mais recentes são relativos ao ano de 2019 e mostram que o Luxemburgo é o país da Europa com mais riqueza por habitante (83.640 euros).

O PIB per capita, definido em paridades de poder de compra, assume como valor standard (100%) a média dos 27 países da União Europeia, comparando depois cada país com esse valor. O Luxemburgo situa-se em 260% da média, enquanto a Irlanda se localiza em 193% da média e a Suiça em 158% da média. Só depois surge a Noruega, que se fixa em 147% da média dos 27 países da UE.

Assim, dizer que a Noruega é o país mais rico da Europa não corresponde à verdade, quer olhemos para os números pelo ângulo do PIB per capita ou do PIB per capita definido em paridades de poder de compra. Atendendo a estes dois indicadores, o país mais rico da Europa é o Luxemburgo.

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network