O debate para as eleições presidenciais entre Marisa Matias, eurodeputada e candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda (BE), e João Ferreira, também ele eurodeputado e candidato apoiado pelo Partido Comunista Português (PCP), teve poucos momentos de discórdia. 

No entanto, quando se falou sobre o Orçamento do Estado de 2021, João Ferreira criticou o BE. “Reconheço insuficiências na resposta do Orçamento, já o disse várias vezes. Agora eu valorizo muito aqueles que não desistem a meio de nenhum combate. E valorizo que tenha sido possível, por intervenção nomeadamente do PCP, incluir no Orçamento do Estado investimento no Serviço Nacional de Saúde em contratação de mais profissionais, em contratação de mais meios e equipamentos, na construção de infraestruturas, algumas delas aguardadas há muito tempo”, disse.

Na resposta, Marisa Matias contrapôs com os números dos médicos: “Eu, tal como o João Ferreira, também não gosto nada de quem desiste nem a meio, nem no fim. E por isso é que eu disse e repito que se toda a esquerda tivesse sido firme, nós podíamos já neste momento ter parte desses problemas resolvidos no Serviço Nacional de Saúde. É isto que eu quero dizer, porque nós chegámos agora ao final do ano de 2020 com menos 961 médicos no Serviço Nacional de Saúde.”

É verdade que, durante 2020, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) perdeu 961 destes profissionais?

Analisando os dados disponibilizados pelo Portal da Transparência do SNS, é possível constatar que Marisa Matias tem razão. Em janeiro de 2020 havia 10.929 médicos internos e 19.555 médicos s/ internos (engloba os médicos com e sem especialidade, mas com o internato concluído) no SNS. Ou seja, havia um total de 30.484 médicos a trabalhar no setor público de saúde.

médicos portal da transparência 1
médicos portal da transparência 2

Já a 31 de dezembro de 2020, o número de médicos internos tinha caído para 9.405 e o de médicos s/ internos tinha aumentado para 20.118, perfazendo um total de 29.523 médicos.

Assim, subtraindo o total de janeiro com o total de dezembro, conclui-se que há menos 961 médicos no SNS, tal como referiu Marisa Matias no debate.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network