O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Debates Europeias. Cotrim de Figueiredo: “Há cerca de 15 anos a economia da UE era 15% superior à dos EUA e agora é 25% mais pequena”

União Europeia
O que está em causa?
Logo na abertura do debate desta noite na SIC, o candidato do Iniciativa Liberal defendeu a necessidade de aumentar o crescimento económico da União Europeia, comparando a evolução do respetivo PIB com o dos EUA ao longo dos últimos 15 anos.

A Europa está a ficar para trás e as pessoas não têm noção da dimensão deste atraso”, começou por alertar João Cotrim de Figueiredo, cabeça-de-lista do Iniciativa Liberal nas eleições para o Parlamento Europeu, no debate de hoje na SIC com os candidatos do Chega, CDU e PAN.

O ex-líder do Iniciativa Liberal defendeu a necessidade de aumentar o crescimento económico da União Europeia e, nesse âmbito, comparou a evolução do respetivo Produto Interno Bruto (PIB) com o dos EUA ao longo dos últimos 15 anos.

Segundo disse Cotrim de Figueiredo, “há cerca de 15 anos, a economia europeia como um todo, incluindo na altura ainda o Reino Unido, era 15% superior à americana, em termos de PIB global. Passados estes 15 anos, é 25% mais pequena. Estamos a falar, numa década e meia, de uma diferença de 40%”.

Esta alegação tem fundamento?

De acordo com dados do Banco Mundial, o PIB a preços correntes (em dólares norte-americanos) da União Europeia (UE) era superior ao dos Estados Unidos da América (EUA) em 2008, mais especificamente: 16,3 biliões para 14,7 biliões.

Em 2022, porém, o PIB dos EUA superou claramente o da UE, mais especificamente: 25,4 biliões para 16,8 biliões.

As percentagens indicadas por Cotrim de Figueiredo não são exatas, mas estão próximas da realidade e, de facto, os EUA ultrapassaram a UE ao nível do PIB no período dos últimos 15 anos.

_______________________________

UE

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “EUROPA”. O projeto foi cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa de subvenções do Parlamento Europeu no domínio da comunicação. O Parlamento Europeu não foi associado à sua preparação e não é de modo algum responsável pelos dados, informações ou pontos de vista expressos no contexto do projeto, nem está por eles vinculado, cabendo a responsabilidade dos mesmos, nos termos do direito aplicável, unicamente aos autores, às pessoas entrevistadas, aos editores ou aos difusores do programa. O Parlamento Europeu não pode, além disso, ser considerado responsável pelos prejuízos, diretos ou indiretos, que a realização do projeto possa causar.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque