Quase no fim do debate para a Câmara Municipal do Porto, transmitido pela SIC na noite desta sexta-feira, foi dada a liberdade aos sete candidatos para, numa última intervenção, falarem livremente sobre o que querem para a cidade nos próximos quatro anos.

Na vez de Vladimiro Feliz, o candidato do PSD afirmou: "Sinteticamente, devolver impostos aos portuenses. A Câmara do Porto retém a taxa máxima de IRS, a componente municipal do IRS, que são 5%. E no primeiro mandato, comprometo-me a devolver 2,5% do IRS aos portuenses. Dignidade e liberdade para as pessoas com programas de inclusão. Habitação para quem quer morar no Porto, como já falámos. E trazer de volta os grandes eventos, como o Red Bull Air Race, circuito da Boavista, como o Extreme Sailing Series e o Primavera Sound que felizmente se mantém, mas foi algo que eu tive muito orgulho de implementar na cidade e que a cidade precisa para recuperar deste momento pandémico."

Mas o Red Bull Air Race ainda existe?

Há mais de dois anos, no dia 29 de maio de 2019, a Red Bull Air Race anunciou, através de um comunicado no site oficial e também na sua página no Facebook, que a competição deixaria de existir no final desse ano.

"A Red Bull decidiu não continuar o Campeonato do Mundo Red Bull Air Race depois da época de 2019. As restantes provas este ano são: Kazan, Rússia, 15 e 16 de junho; Lake Balaton, Hungria, 13 e 14 de julho e Chiba, Japão, 7 e 8 de setembro", lê-se no início do comunicado.

"Foram mais de 90 corridas desde que o Red Bull Air Race começou em 2003. Deu aos pilotos mais excepcionais do mundo a oportunidade de competir em alta velocidade e voar em baixa altitude com manobras extremas. A Red Bull Air Race proporcionou entretenimento desportivo da mais alta qualidade, mas não atraiu o nível de interesse externo como muitos outros eventos da Red Bull em todo o mundo”, explicou a organização.

"A Red Bull agradece aos pilotos, às suas equipas, parceiros, às cidades-sede e também aos funcionários da Red Bull por tudo que fizeram para tornar esses eventos agradáveis ​​e memoráveis", concluiu.

A cidade do Porto recebeu etapas do Red Bull Air Race em 2007, 2008, 2009 e 2017.

Nota editorial: na sequência da publicação deste fact-check, a assessoria de Vladimiro Feliz contactou esta manhã, dia 4, o Polígrafo no sentido de esclarecer que o candidato se referia ao World Championship Air Race (WCAR), que será organizado em 2022 e que prevê a realização de um conjunto de festivais aéreos. Apesar de inspirado na Red Bull Air Race, trata-se de um evento que não tem qualquer relação com o que durante anos correu o mundo - e o candidato do PSD referiu expressamente a Red Bull Air Race na sua intervenção. A avaliação final do fact-check não sofreu, por isso, alteração.

_________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network