O primeiro jornal português
de Fact-Checking

DEBATES 2025. Rui Tavares: “O Livre votou a favor da entrada da Suécia e Finlândia na NATO”

Política
O que está em causa?
Instado a esclarecer a posição do Livre sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), no debate desta noite frente ao adversário do Iniciativa Liberal, Rui Tavares apontou para um exemplo recente de sentido de voto do seu partido que refuta a ideia de que pretende acabar com a NATO.

Afastando a ideia de que o Livre defende a saída de Portugal da NATO, ou a dissolução da NATO, Rui Tavares lembrou que recentemente até “votou a favor da entrada da Suécia e Finlândia na NATO”.

Confirma-se? Sim. No dia 16 de Setembro de 2022, poucos meses após a invasão da Ucrânia por forças militares da Rússia, as propostas de resolução do Governo que visavam a ratificação da adesão da Finlândia e da Suécia à NATO foram aprovadas na Assembleia da República, com os votos favoráveis do PS, PSD, Chega, Iniciativa Liberal, PAN e Livre.

Apenas os deputados do PCP e do Bloco de Esquerda votaram contra essa ratificação.

Segundo reportou a Agência Lusa, após a votação, os partidos favoráveis à ratificação levantaram-se dos lugares e bateram palmas, virando-se para as embaixadoras destes dois países que estavam presentes nas galerias da Assembleia da República. Os deputados do PCP e do Bloco de Esquerda mantiveram-se sentados.

________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque