O primeiro jornal português
de Fact-Checking

DEBATES 2025. Pedro Nuno Santos: “Temos mais 50 mil utentes sem médico de família do que há um ano”

Política
O que está em causa?
No debate com Luís Montenegro, Pedro Nuno Santos considerou que a saúde é a área "de maior falhanço do Governo da AD" e reflexo disso é o aumento expressivo do número de utentes sem médico de família, que diz ter subido em mais de 50 mil desde o último ano. Confirma-se?

No frente-a-frente entre os líderes dos dois maiores partidos portugueses, a saúde voltou a ser um tema de destaque. A promessa de campanha de Luís Montenegro de acabar com os utentes sem médico de família até ao final de 2025 foi recordada, levando a críticas do seu adversário, que diz que não só a meta vai ficar por cumprir, como a situação da saúde está ainda mais grave agora que no ano passado.

“A saúde é mesmo a área de maior falhanço do Governo da AD e por responsabilidade direta e pessoal de Luís Montenegro que criou a expectativa nos portugueses de que era fácil e rápido resolver os problemas da saúde. Prometeu médicos de famílias para todos utentes e nós temos mais 50 mil utentes sem médicos de família do que tínhamos há um ano. E temos 1,5 milhões [de utentes sem médicos de família]”, disse Pedro Nuno Santos.

Será assim?

De acordo com os últimos dados registados no portal “Transparência”, o número de utentes sem médico de família atribuído subiu de 1.552.666 em março de 2024 para 1.607.831 em março de 2025, perfazendo um aumento de 55.165.

No entanto, é importante destacar que nesse mesmo período, o número de utentes inscritos passou de 10.333.074 para 10.541.177, um aumento de 208.103.

Ou seja, houve um aumento no numero de utentes sem médico de família ao mesmo tempo o número total de utentes também subiu. Por essa razão, atribuímos a avaliação de “Verdadeiro, mas…” à afirmação do secretário-geral do PS.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque