O primeiro jornal português
de Fact-Checking

DEBATES 2025. Pedro Nuno Santos: “Houve um corte na verba para a FCT”

Política
O que está em causa?
No debate desta noite, o líder do PS criticou o Governo da AD por ter reduzido o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Confirma-se?

“A Fundação para a Ciência e Tecnologia teve no último Orçamento do Estado um dos maiores cortes de sempre, 10%”, destacou Pedro Nuno Santos, líder do PS, no debate de hoje frente a Luís Montenegro, líder do PSD e Primeiro-Ministro em funções.

Na resposta, Montenegro contrapôs que “a FCT bateu o recorde de execução de sempre, 833 milhões de euros”. Mas o líder do PS insistiu em apontar para o “corte na verba“.

Estavam a referir-se a planos distintos. Montenegro falava da execução orçamental em 2024, ao passo que Santos falava do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).

De facto, no OE2025, a verba para a FCT sofreu um corte de cerca de 70 milhões de euros (-10%) em comparação com o ano transato, baixando de 675 milhões para 607 milhões de euros. É o valor mais baixo desde 2018.

No entanto, tal como explicou na altura o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, a diminuição do valor resulta em grande parte da “sobreorçamentação dos fundos europeus” nos anos anteriores, com valores que depois não eram executados. Em contraponto, destacou o aumento das receitas oriundas de impostos, mais 26 milhões de euros.

“A diminuição face a 2024 resulta da alteração da componente financiada por fundos europeus, no âmbito do programa PT2030, no qual a FCT deixou de ser organismo pagador nos projectos de investigação, contrariamente ao programa anterior”, sublinhou Alexandre.

Por outro lado, importa ter em conta que Montenegro se referia à execução de 2024, quando o Governo da AD procedeu a um reforço orçamental em receitas de impostos, disponibilizando mais 187 milhões de euros à FCT entre setembro e dezembro de 2024.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque