O primeiro jornal português
de Fact-Checking

DEBATES 2025. Paulo Raimundo: “O Estado praticamente não existe na habitação”

Política
O que está em causa?
Em pólos políticos completamente opostos, Rui Rocha (IL) e Paulo Raimundo (CDU) sentaram-se esta noite na mesma mesa para debater o papel do Estado na vida dos portugueses. Será verdade, como disse o comunista, que o Estado "praticamente não existe na habitação" em Portugal?

O secretário-geral dos comunistas afirmou esta noite, na SIC Notícias, que o “Estado praticamente não existe na habitação”, uma vez que o parque público corresponde a apenas 2% do total. É verdade?

Sim. De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), de 2015, em Portugal regista-se um total de 120 mil fogos de habitação social. O número é ponderado em relação ao total de alojamentos familiares clássicos registado pelo INE nesse ano, cerca de seis milhões. E corresponde, de facto, a uma proporção de 2%.

O peso relativo do parque habitacional público noutros países é bastante diferente do que se verifica em Portugal. Nos Países Baixos, segundo o relatório “The State of Housing 2021” da organização “Housing Europe”, o total de habitação social corresponde a 29,1%. São mais de dois milhões de casas que têm como proprietário o Estado neerlandês.

Por sua vez, na Áustria, o parque público ronda os 24% do total, sendo que a maioria das casas de habitação disponibilizadas pelo Estado localizam-se nas principais cidades do país.

__________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque