“Quando, nas últimas eleições legislativas, esteve em causa a escolha entre a Joacine Katar Moreira e o Rui Tavares, os senhores escolheram a Joacina Katar Moreira”, afirmou ontem à noite o líder do CDS-PP, Nuno Melo, no debate frente à co-porta-voz do Livre, Isabel Mendes Lopes. Tem razão?
Não. Sendo verdade que o Livre elegeu, em primárias, Joacine Katar Moreira para representar o partido como cabeça de lista por Lisboa nas eleições legislativas de 2019, Rui Tavares não constava sequer da lista de possibilidades. O fundador do partido estava, aliás, a marcar presença noutra corrida: às europeias do mesmo ano, que aconteceram a 26 de maio e nas quais Tavares não conseguiu ser eleito.
Rui Tavares foi candidato do Livre às legislativas de 2015, 2022 (quando foi pela primeira vez eleito) e 2024. Já Joacine Katar Moreira tornou-se rapidamente deputada não-inscrita depois de desentimentos internos no partido.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: