Em nome da AD, o líder do CDS-PP afirmou esta noite no debate com Isabel Mendes Lopes que o Livre quer acabar com a NATO. Foi corrigido de imeadiato mas não retificou. Mostram os factos que a afirmação de Nuno Melo tem pouca sustentação factual.
Nem no programa de 2024 nem no de 2022 há referências à NATO e ao fim da Aliança Atlântica. O Livre nunca defendeu o fim da NATO publicamente. No entanto, esta semana, no debate frente a Paulo Raimundo, Rui Tavares deixou claro que, como está, a NATO já não faz sentido. “Neste momento, quem ainda acredita na NATO?”, perguntou. “Quando Trump diz o que diz acerca de não aplicar o artigo 5.º e de não vir em socorro dos aliados, o caminho é muito claro: construir uma comunidade europeia da defesa que possa defender a Europa e substituir-se à NATO se necessário”, defendeu o porta-voz do Livre, Rui Tavares.
Ou seja, é impreciso dizer que o LIVRE defende o fim da NATO. Rui Tavares expressou algum descontentamento quanto à Aliança, mas não foi ainda assim claro sobre o seu fim.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: