“O que nos diferencia é que o André Ventura tem uma única política, que é o racismo. Diga às pessoas lá em casa que quase meio milhão de pensões são pagas pelas contribuições dos imigrantes que o André Ventura maltrata sempre que pode”, afirmou esta noite a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), em debate com o líder do Chega.
De facto, em Portugal, 17% das aposentadorias são financiadas por imigrantes, que contribuem para a Segurança Social com valores que crescem de ano para ano. Estas contribuições totalizaram 3,6 mil milhões de euros em 2024, um valor recorde que acompanha o aumento do número de estrangeiros em Portugal.
Considerando que o valor médio mensal de uma pensão em Portugal foi de 563,3 euros em 2023, o custo anual de uma pensão seria de oito mil euros. Ou seja, os imigrantes contribuem com o suficiente para pagar cerca de 450 mil pensões, como disse Mortágua esta noite.
________________________________
Avaliação do Polígrafo: