O primeiro jornal português
de Fact-Checking

DEBATES 2025. Mariana Mortágua: “A Europa exportou armas para a Rússia mesmo depois da invasão da Crimeia”

Política
O que está em causa?
Defendendo a cultura "europeísta" do Bloco de Esquerda mas ressalvando o direito de criticar determinadas políticas da Comissão Europeia, nomeadamente a presente "corrida ao armamento", Mariana Mortágua recordou - a título de exemplo - que "a Europa exportou armas para a Rússia mesmo depois da invasão da Crimeia".

“A Europa exportou armas para a Rússia mesmo depois da invasão da Crimeia” em 2014, declarou Mariana Mortágua, líder do Bloco de Esquerda, no debate de hoje na SIC Notícia face a Rui Tavares, do Livre.

É verdade. Apesar de o Conselho Europeu ter avançado com um embargo à venda de armas para a Rússia por causa da ocupação militar da península da Crimeia, território da Ucrânia, o facto é que o consórcio de jornalistas “Europe Investigation” apurou que, entre 2015 e 2020, pelo menos 10 Estados-membros da União Europeia exportaram armas para a Rússia, num valor total de 346 milhões de euros.

Esses países foram a França, Alemanha, Itália, Áustria, Bulgária, Chéquia, Croácia, Finlândia, Eslováquia e Espanha.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Artigo de Opinião | A ideia de que a Rússia está a criar uma rede de fact-checking para combater a desinformação parece um enredo orwelliano. Não é piada, embora pudesse ...

Em destaque