“Ao longo deste último ano, quase um ano, 11 meses, mesmo dentro do contexto de um Governo contra o qual temos sido um contraponto, foi precisamente o PAN o partido que conseguiu mais aprovações que as próprias bancadas que suportam o Governo“, afirmou Inês Sousa Real, líder do PAN, no debate de hoje frente a Nuno Melo (CDS-PP), representante da Aliança Democrática (AD) em substituição de Luís Montenegro (PSD).
E acrescentou: “Porque temos trabalhado efetivamente para os portugueses e temos conseguido ser dialogantes.”
Confirma-se que o PAN conseguiu “mais aprovações” no Parlamento do que os partidos que “suportam o Governo”?
De acordo com os dados registados na página da Assembleia da República (pode consultar aqui), na última legislatura registam-se 30 iniciativas do PSD aprovadas, 11 iniciativas de PSD e CDS-PP aprovadas e 27 iniciativas do CDS-PP aprovadas. Ao que acrescem 21 medidas do Governo da AD também aprovadas no mesmo período temporal.
Por seu lado, o PAN conseguiu aprovar 54 iniciativas no total.
Juntando as iniciativas de PSD e CDS-PP, superam o número total do PAN. O mesmo não se verifica com esses dois partidos separados. A frase de Sousa Real é equívoca, na medida em que não se percebe claramente se se referia aos partidos que suportam o Governo em conjunto ou separados.
Questionada pelo Polígrafo, a própria Sousa Real garante que estava a referir-se aos partidos em separado, na medida em que “a Aliança Democrática não tem grupo parlamentar, o PSD e o CDS-PP estão separados no Parlamento”.
Em suma, aceita-se a explicação de Sousa Real, embora sublinhando que a formulação da sua frase foi equívoca.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: