O primeiro jornal português
de Fact-Checking

DEBATES 2024. Rui Rocha: “Há um milhão e 600 mil portugueses sem médico de família, 345 mil com mais de 65 anos”

Política
O que está em causa?
Tema recorrente nos debates onde Pedro Nuno Santos marca presença, a discussão sobre os médicos de família foi abordada por quase todos os líderes parlamentares. Neste tópico, Rui Rocha trazia os dados decorados e destacou que dos um milhão e 600 mil portugueses que não têm médico de família, mais de 300 mil têm mais de 65 anos. Confirma-se?

Segundos depois de Inês Sousa Real ter pedido facilidade no acesso à saúde animal, Rui Rocha atacou o secretário-geral do Partido Socialista com dados sobre os médicos de família em Portugal. Segundo o liberal, “é preciso fazer um diagnóstico para depois se encontrar as soluções”.

No exame ao número de portugueses inscritos no SNS, Rocha chegou às seguintes conclusões: “Há um milhão e 600 mil portugueses sem médico de família (…) O PS aumentou o orçamento da saúde em 72% desde 2015 e aquilo que vemos é que piorou o serviço. Nós temos hoje 345 mil portugueses com mais de 65 anos que não têm médico de família.” Verdade ou mentira?

grafico

Segundo os dados atualizados do Registo Nacional de Utentes (RNU), referentes a dezembro de 2023, havia nesse mês, em Portugal, um total de 1.724.859 utentes sem médico de família. Desses, 355 mil tinham idade igual ou superior a 65 anos. O número é naturalmente maior quanto mais baixa é a idade, sendo também de destacar o número de mulheres (muito superior ao de homens) com e sem médico de família a partir desta faixa etária.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Fact checks mais recentes