O primeiro jornal português
de Fact-Checking

DEBATES 2024. Pedro Nuno Santos: “Não é verdade [que a Roménia esteja a ultrapassar Portugal]”

Política
O que está em causa?
Descrente dos números, o secretário-geral dos socialistas afirmou esta noite, na RTP, quando interrompido por André Ventura para ouvir que "Portugal já está a ser ultrapassado pela Roménia", que tal não era "verdade". Nem Pedro Nuno Santos nem o líder do Chega podem afirmar que Portugal já foi (ou não) ultrapassado (terão que aguardar pelos números relativos a 2024), mas o que é certo é que as previsões - e o trajeto da Roménia nos últimos anos - contrariam Pedro Nuno.

Durante uma intervenção sobre o crescimento português, Pedro Nuno Santos foi interrompido por André Ventura, que lhe disse que Portugal já está a ser ultrapassado pela Roménia. Luís Montenegro também protagonizou várias interrupções, mas foi à do líder do Chega que Pedro Nuno Santos atribuiu o carimbo de “falso”. Disse-lhe mesmo: “Não é verdade.” E logo continuou a falar. Quem tem razão?

Segundo a Comissão Europeia, que reviu, este mês de fevereiro, as previsões de crescimento para os vários países da UE, é esperado que a economia portuguesa cresça 1,2% em 2024 e 1,8% em 2025 (revisão em baixa, ainda que acima da média da zona euro e da União Europeia).

Em 2024, Portugal ocupa o 20.º lugar na tabela de países cuja economia mais vai crescer e, em comparação com 2023, é mesmo um dos países que mais enfraquece ao nível do crescimento do PIB, caindo 1,1 pontos percentuais (só Malta sofre uma queda maior, apesar de liderar o ranking). Espanha fica próxima, com uma queda de 0,8 pontos percentuais.

Por seu lado, o crescimento do PIB da Roménia, após um aumento histórico de 5,8% em 2022 e de um abrandamento em 2023, deverá continuar positivo: 2,9% em 2024 e 3,2% em 2025. O país, que já foi um dos mais pobres da União Europeia, continua a convergir e está mesmo a ultrapassar Portugal no PIB per capita.

Em 2000, a Roménia tinha um PIB per capita (em paridade de poder de compra) de apenas 26% em relação ao da União Europeia, o segundo mais baixo depois da Albânia e o mais baixo entre os membros da União Europeia, mostram os dados do Eurostat. Em 2022 já era de 76% do PIB da UE.

Portugal, por sua vez, tinha um PIB per capita de 85% face ao total da União Europeia, um valor que se situava, à data, a meio da tabela, situando-se agora na segunda metade (79% do PIB da UE).

Contrariamente ao desmentido de Pedro Nuno Santos, é inegável que a Roménia se está a aproximar de Portugal e que se prepara, já este ano, para inverter o cenário económico, segundo as estimativas calculadas no final de 2022 pelo jornal “Expresso”.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Fact checks mais recentes