O primeiro jornal português
de Fact-Checking

DEBATES 2024. Paulo Raimundo: “Temos 3 milhões de trabalhadores que ganham até 1.000 euros de salário bruto por mês”

Política
O que está em causa?
E "mais de 800 mil ganham o salário mínimo nacional", sublinhou esta noite Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, no debate frente a Pedro Nuno Santos do PS, considerando que "este é que é o problema para resolver agora". Os números indicados têm fundamento?

No debate transmitido esta noite na SIC, ecoando os ministros das Finanças das últimas décadas, tanto de Governos do PS como do PSD, Pedro Nuno Santos perguntou a Paulo Raimundo “quanto é que custa?” Referia-se a uma série de medidas defendidas pelo PCP e chegou mesmo a fazer cálculos de muitos milhares de milhões de euros de despesa fixa anual.

Por seu lado, Raimundo contrapôs que o líder do Iniciativa Liberal lhe tinha feito a mesma pergunta em debate anterior. E posteriormente, depois de o adversário assumir a necessidade de “continuar a reduzir a dívida pública”, embora “sem intensidade desnecessária”, o secretário-geral dos comunistas insistiu na “questão dos salários”. Isto é, “como é que as pessoas conseguem viver” com salários tão baixos.

“Esta é que é a grande questão, e não é para amanhã, é hoje. Nós temos 3 milhões de trabalhadores em Portugal que ganham até 1.000 euros de salário bruto por mês. Mais de 800 mil ganham o salário mínimo nacional. Este é que é o problema para resolver agora”, afirmou Raimundo.

Os números indicados têm fundamento?

de acordo com os últimos dados de “Gestão de Remunerações” da Segurança Social (pode consultar aqui), referentes a novembro de 2023, no que respeita ao trabalho dependente de pessoas singulares com remunerações base declaradas por mês e residentes em Portugal, regista-se um total de 4.108.719 pessoas singulares.

Deste universo, 2.770.194 trabalhadores, entre os quais 1.329.185 do sexo feminino e 1.441.009 do sexo masculino, figuram nos escalões de remuneração base (a 30 dias) até ao valor de 1.000 euros.

Ou seja, o número de trabalhadores que ganham até 1.000 euros de salário bruto por mês, de acordo com os dados mais recentes, está próximo dos 3 milhões evocados por Raimundo.

Quanto ao número de trabalhadores que auferem o salário mínimo nacional, no segundo trimestre de 2023 ascendia a 838.111 (20,8% do total). Também um número próximo do indicado no debate desta noite.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque