O primeiro jornal português
de Fact-Checking

DEBATES 2024. Mariana Mortágua: “Portugal tem 20% da população prisional em prisão preventiva”

Política
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
No debate das rádios, a decorrer esta manhã, a coordenadora do Bloco de Esquerda lembrou que um dos problemas da Justiça é que Portugal "aplica das penas mais altas da Europa" e "tem 20% da população prisional em prisão preventiva". Tem razão?

Mariana Mortágua foi questionada, no debate da rádios que juntou sete dos oito partidos com assento parlamentar (Chega não compareceu alegando questões de agenda), sobre o desempenho da procuradora-geral da República e, sublinhando a necessidade de “diálogo com o povo“, lembrou que o problema da Justiça vai muito além disso.

“Portugal aplica das penas mais altas da Europa, e, portanto, um excesso de penas face a outros países. Tem 20% da população prisional em prisão preventiva, um excesso de prisão preventiva, e uma Justiça demasiado cara e demasiado demorada”, defendeu a coordenadora do Bloco de Esquerda. Confirma-se?

Quanto aos 20% de população prisional em preventiva, a bloquista tem razão. De acordo com os últimos dados da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, referente à primeira quinzena de fevereiro de 2024 (pode consultar aqui), regista-se atualmente uma taxa de 21,8% de reclusos em prisão preventiva.

Mais especificamente, de um total de 12.201 reclusos, contabilizam-se 2.067 a aguardar julgamento mais 556 a aguardar trânsito em julgado.

Ou seja, uma percentagem que até supera os 20% apontados por Mortágua, assegurando assim o carimbo “verdadeiro“.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque