O primeiro jornal português
de Fact-Checking

DEBATES 2024. André Ventura diz que Pedro Nuno Santos foi colega de Governo de Manuel Pinho. Confirma-se?

Política
O que está em causa?
Líder do Chega confundiu períodos, já que Manuel Pinho ocupou o cargo de ministro da Economia e da Inovação entre 2005 e 2009, no Governo de José Sócrates, e Pedro Nuno Santos foi secretário de Estado entre 2015 e 2019 e ministro das Infraestruturas entre 2019 e 2023.

“O Pedro Nuno Santos gosta de falar de casos. A pensão do seu antigo colega de Governo, Manuel Pinho, foi apreendida por um juiz”, acusou esta noite André Ventura, no debate na TVI onde se sentou frente ao secretário-geral dos socialistas. Ventura misturou verdade com mentira: a pensão de 26 mil euros e outros bens de Manuel Pinho foram apreendidos pelo Tribunal da Relação (e mais tarde devolvidos), mas Pedro Nuno Santos nunca partilhou Governo com o ex-ministro da Economia e da Inovação de José Sócrates.

Pedro Nuno Santos foi secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares do primeiro Governo de António Costa, entre 26 de novembro de 2015 e 18 de fevereiro de 2019. Saiu do cargo para ocupar o de ministro das Infraestruturas e da Habitação, até 4 de janeiro de 2023.

Manuel Pinho, por sua vez, foi nomeado ministro da Economia e Inovação do XVII Governo Constitucional, um cargo que ocupou entre 2005 e 2009. Esta foi a sua única passagem por Governos, sendo assim possível que tenha alguma vez sido colega de Pedro Nuno Santos, como alegou Ventura.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque