O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Cristiano Ronaldo enviou mensagem de apoio em vídeo às crianças da Faixa de Gaza?

Sociedade
O que está em causa?
O célebre jogador português de futebol surge nas imagens a endereçar uma mensagem de apoio às crianças palestinianas. O vídeo tem sido difundido no TikTok, no X e até no Facebook, mas será autêntico?

“Cristiano Ronaldo com a Palestina”, ou  “Cristiano Ronaldo tem uma mensagem para as crianças de Gaza”, são algumas das alegações que acompanham um vídeo, difundido de forma viral em várias redes sociais, em que o jogador português de futebol envia uma suposta mensagem de apoio às crianças da Faixa de Gaza.

No vídeo, que circula desde 2023, ouve-se Cristiano Ronaldo a afirmar o seguinte: “Olá, isto é para as crianças de Gaza. Sabemos que têm sofrido muito. Eu sou um futebolista muito famoso, mas vocês são os verdadeiros heróis. Não percam a vossa esperança, o mundo está com vocês. Nós preocupamo-nos com vocês, eu estou com vocês.”

Mas será que o vídeo é real e mostra Cristiano Ronaldo a enviar uma mensagem de apoio às crianças palestinianas?

Não. O vídeo é real, mas o áudio foi adulterado. Através de uma pesquisa pelas imagens do vídeo, verifica-se que foi publicado no dia 23 de dezembro de 2016 tanto nas redes sociais do futebolista como na página da organização “Save the Children” e onde agora se ouve “crianças de Gaza”, no áudio original ouve-se “crianças da Síria”.

A acompanhar a publicação, o craque escreveu que esta é uma “mensagem de esperança para as crianças afetadas pelo conflito na Síria”.

Assim não restam dúvidas de que é falso que o vídeo que tem circulado recentemente mostre o futebolista da Madeira a enviar uma mensagem de apoio às crianças de Gaza. O áudio foi manipulado a partir de um vídeo de apoio às crianças sírias que remonta a 2016.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque