No domingo, dia 26 de julho, a Juventus de Turim conquistou o 36º campeonato da sua história, o nono consecutivo. O jogador português Cristiano Ronaldo foi um dos grandes destaques do triunfo bianconero, com os seus 31 golos marcados. E ainda faltam duas jornadas para terminar a Série A.

Aos 35 anos de idade, o capitão da seleção de Portugal ganhou o seu sétimo campeonato: três em Inglaterra ao serviço do Manchester United, dois em Espanha quando jogava pelo Real Madrid e dois na Juventus, consecutivos. 

O feito do português foi enaltecido pela FIFA, através de uma publicação no Twitter com a seguinte mensagem: “10 golos em 10 jogos desde o reatamento da Série A ajudaram Cristiano Ronaldo a tornar-se múltiplas vezes campeão em Inglaterra, Espanha e Itália. Nenhum outro jogador conquistou estes três campeonatos”.

No final do tweet sublinha-se que “não importa o país” onde se joga, quando “se é de outro planeta”.

FIFA Ronaldo

Cristiano Ronaldo é mesmo o primeiro jogador de sempre a vencer as ligas inglesa, espanhola e italiana?

De facto, Cristiano Ronaldo é o único jogador a ter vencido os três campeonatos mais do que uma vez, mas não é o único a ter sido campeão pelo menos uma vez em Inglaterra, Espanha e Itália.

O erro da FIFA - que entretanto apagou a publicação - foi detectado pelo futebolista que conseguiu o mesmo feito: o colega de equipa de Ronaldo na Juventus e antigo jogador do Futebol Clube do Porto, Danilo Luiz.

O internacional brasileiro da equipa de Turim reagiu à mensagem da FIFA no Twitter através de emojis pensativos, como que sugerindo que se esqueceram dele.

Danilo FIFA

Cristiano Ronaldo foi campeão por três vezes ao serviço do Manchester United, entre  2007 e 2009. Posteriormente, com a camisola do Real Madrid, juntou ao palmarés mais dois títulos nacionais (2011/12, 2016/17). Após o desafio na capital espanhola, seguiu-se a Juventus de Turim, onde se sagrou campeão nas últimas duas temporadas (2018/2019 e 2019/2020).

Quanto a Danilo, sagrou-se campeão em Itália esta temporada, ao lado de Cristiano Ronaldo na Juventus. Este título juntou-se à conquista de Liga Espanhola em 2016/17 - o brasileiro também foi colega de Cristiano Ronaldo no Real Madrid - e aos títulos de campeão inglês pelo Manchester City em 2017/2018 e em 2018/2019.

_________________________

 Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network