"Ronaldo desiste do futebol por causa de Musk", destaca-se na legenda de uma publicação no TikTok que soma mais de sete milhões de visualizações. No vídeo, com apenas 14 segundos, Cristiano Ronaldo anuncia que irá abandonar a carreira. "Eu vou deixar o futebol, porque o Elon Musk vai comprar o meu clube. Eu não quero trabalhar com ele", diz o jogador em inglês.

Elon Musk tem estado sob os holofotes internacionais após ter fechado o acordo para a compra do Twitter por 44 mil milhões de euros. "O pássaro foi libertado", escreveu o fundador da Tesla após o negócio polémico estar concretizado. Agora, surgem vídeos que mostram o multimilionário a dizer que pretende comprar o clube de futebol inglês Manchester United. "Vou comprar o Manchester porque adoro o Ronaldo. Espero que nos tornemos amigos", afirma Musk numa das gravações.

Vamos por partes. O rumor de que Elon Musk tem interesse na aquisição do clube inglês espalhou-se em agosto deste ano, quando o próprio, numa sequência de tweets, que pode consultar aqui, escreveu o seguinte: "Além disso, vou comprar o Manchester United, de nada." Depois de questionado sobre a seriedade da afirmação, o multimilionário esclareceu que estava a ser irónico. "Esta é uma piada comum no Twitter. Não pretendo comprar nenhuma equipa desportiva", garantiu.

Além disso, não existe registo ou notícias recentes que reportem e a intenção de Musk em realizar tal negócio. Por outro lado, a porção de vídeo manipulada que é difundida nas redes sociais faz parte de uma entrevista ao " Lex Fridman Podcast", intitulada "Elon Musk: SpaceX, Mars, Tesla Autopilot, Self-Driving, Robotics, and AI", que pode ver aqui. Tal como verificado pelo site de verificação de factos "Newschecker", não é possível encontrar qualquer menção ao Manchester United, a Cristiano Ronaldo, ou sequer a futebol em toda a conversa entre Fridman e Musk, que remonta a dezembro de 2021.

  • A Coca-Cola já teve cocaína na sua composição como afirmou Elon Musk?

    Elon Musk escreveu no Twitter, a rede social recém comprada pelo milionário norte-americano por mais de 40 mil milhões de euros, que agora vai adquirir a Coca-Cola para voltar a adicionar cocaína à bebida. Muitos estranharam a afirmação de Musk, mas é verdade que a composição de uma das bebidas mais conhecidas do mundo já incluiu cocaína.

Também é possível identificar o vídeo a partir do qual foi realizada a manipulação de som e imagem que coloca na boca de Ronaldo a afirmação de que vai abandonar a carreira devido à compra do clube onde atualmente joga. Trata-se de uma entrevista que o atleta cedeu ao canal britânico "Sky Sports" em janeiro de 2022.

Ronaldo não mencionou Musk ou manifestou qualquer intenção de abandonar o clube, ou a carreira nesta entrevista. Na altura, manifestou o seu descontentamento com o desempenho do Manchester United na Premier League e avisou que não estava no clube para "disputar o 6º ou 7º lugar da liga". Da mesma forma, não há nenhuma prova de que o jogador de futebol português tenha, para já, a intenção de abandonar o clube inglês, muito menos os relvados.

Em suma, os vídeos virais que mostram Elon Musk a dizer que quer comprar o Manchester United são manipulados, bem como os que mostram Cristiano Ronaldo a anunciar que vai "deixar o futebol" devido a esta aquisição.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Manipulado
International Fact-Checking Network