O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Cristiano Ronaldo alguma vez afirmou que queria ter mais Bolas de Ouro do que Messi?

Desporto
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Esta segunda-feira, Lionel Messi venceu a sétima Bola de Ouro da sua carreira. No entanto, nas redes sociais, um dos temas que tem dominado é a polémica entre Cristiano Ronaldo e o jornalista Pascal Ferré, da revista France Football, que organiza o prémio. O jornalista afirmou recentemente que o jogador português lhe confidenciara que quer deixar os relvados apenas quando tiver mais Bolas de Ouro do que Messi. Ronaldo desmentiu ontem que essa conversa tenha existido, bem como que essa seja a sua "única ambição". Tendo em conta que não são conhecidos registos desse diálogo é impossível verificar se Ronaldo afirmou o que o jornalista francês mencionou. Mas será que alguma vez disse, noutro contexto, que ambicionava ter mais galardões do que o jogador argentino?

Desde ontem que o assunto é falado nas redes sociais, depois de Cristiano Ronaldo ter partilhado uma longa mensagem nas suas contas no Facebook e Instagram. Numa altura em que estava a ser revelado o top 30 dos melhores jogadores do prémio Ballon d’ Or, Ronaldo publicou um comunicado no qual acusou o jornalista francês da France Football, Pascal Ferré, de ter mentido, numa entrevista ao jornal desportivo espanhol “Marca“, quando afirmou que o jogador português lhe confidenciou que não quer acabar a carreira se ter mais Bolas de Ouro do que Lionel Messi.

“O desfecho de hoje explica o porquê das declarações de Pascal Ferré na última semana, ao afirmar que eu lhe confidenciei que tinha como única ambição terminar a minha carreira com mais Bolas de Ouro do que Lionel Messi“, escreveu Ronaldo.

Pascal Ferré mentiu, usou o meu nome para se promover e para promover a publicação para a qual trabalha. É inadmissível que o responsável pela atribuição de tão prestigiado prémio possa mentir desta forma, num absoluto desrespeito por alguém que sempre respeitou a France Football e a Bola de Ouro”, acusou ainda.

[facebook url=”https://www.facebook.com/Cristiano/posts/461667868653092″/]

As reações multiplicaram-se nas redes sociais. Houve mensagens de apoio ao jogador português mas também surgiram citações e excertos em vídeo com declarações feitas por Cristiano Ronaldo no passado.

No seu comunicado, o futebolista defende-se ao escrever que nunca afirmou que ganhar mais Bolas de Ouro do que Messi era a sua “única ambição”. E acrescenta: “A maior ambição da minha carreira é conquistar títulos nacionais e internacionais pelos clubes que represento e pela Selecção do meu país. A maior ambição da minha carreira é ser um bom exemplo para todos aqueles que são ou desejam ser futebolistas profissionais. A maior ambição da minha carreira é deixar o meu nome escrito a letras de ouro na história do futebol mundial.”

Por não haver registos da conversa, não é possível verificar se Ronaldo afirmou ou não o que revelou o jornalista francês. De qualquer modo, há outra pergunta que é passível de resposta:  alguma vez Ronaldo disse que queria ter mais Bolas de Ouro do que o argentino?

A resposta é sim. Numa entrevista ao canal britânico ITV, em setembro de 2019, o conhecido jornalista britânico Piers Morgan perguntou a Cristiano Ronaldo qual era o recorde que mais queria bater e ser o número 1 antes de terminar a carreira.

Na resposta, o jogador foi categórico: “Bolas de Ouro, por exemplo. O maior número de Bolas de Ouro na história do futebol, por exemplo. Ia adorar e acho que o mereço. Como referiu antes, o Messi é um tipo fantástico, um jogador fantástico, pertence à história do futebol, mas penso que eu tenho de ter seis ou sete ou oito, mais do que ele.

Na altura, em 2019, o português e o argentino tinham cinco Bolas de Ouro cada um. Nesse ano, Messi ganhou a sexta e agora obteve um sétimo galardão. As afirmações de Ronaldo fizeram eco na imprensa, como “The Independent“, Reuters, Sky Sports,Diário de Notícias“, “Veja“, entre outras.

________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque