O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Crimes de tráfico de seres humanos e auxílio à imigração ilegal aumentaram mais de 100% em 2023, como afirmou Mariana Leitão?

Política
O que está em causa?
O Relatório Anual de Segurança Interna de 2023 sublinha que o "aumento significativo" no número de inquéritos relacionados com estas tipologias de crimes também está relacionada com a reestruturação do Sistema de Segurança Interna e com a extinção do SEF e consequente transferência de competências de investigação criminal para a PJ.
© Miguel A. Lopes/Lusa

No episódio de 28 de junho do programa “Expresso da Meia-Noite”, transmitido pela SIC Notícias, Mariana Leitão, líder parlamentar da Iniciativa Liberal, sublinhou os grandes aumentos registados em 2023 ao nível dos crimes relacionados com o tráfico de seres humanos e o auxílio à imigração ilegal. Uma subida que terá sido “superior a 100% [em] ambos os casos”, de acordo com a candidata à presidência da Iniciativa Liberal.

Mas será que o aumento verificado nestas tipologias criminais foi assim tão elevado?

Sim. Como afirmou a deputada liberal no programa da SIC Notícias, os dados constam no Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2023. O documento dá conta de que nesse ano se registou “um acréscimo em termos percentuais de 158%” no número de inquéritos por tráfico de pessoas.

O RASI de 2023 também destaca uma “evolução exponencial” nos inquéritos relacionados com crimes de auxílio à imigração ilegal, dando conta de um “aumento de 298%”.

No entanto, é acautelado no documento que estes dois aumentos significativos estavam também relacionados “com a reestruturação do Sistema de Segurança Interna e com a extinção do SEF, da qual resultou a transferência das competências nestas áreas de investigação criminal para a Polícia Judiciária”.

Mariana Leitão tem razão. Tanto o número de inquéritos relacionados com crimes de tráfico de seres humanos como os relacionados com o auxílio à imigração ilegal aumentaram mais de 100% em 2023. Mas o RASI esclarece que a restruturação do Sistema de Segurança Interna, a extinção do SEF e a consequente transferência de competências para a PJ também influenciaram o aumento nestes números.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque