"Isto é Lviv. Apenas crianças em idade escolar. Apenas a comemorar o aniversário de Hitler a 20 de abril, na Ucrânia, onde, como sabem, não existe nazismo", lê-se numa publicação partilhada no Facebook, escrita em inglês e em russo.

Este curto texto serve para descrever uma imagem em que se vê uma mancha humana em forma de suástica, símbolo do nazismo, composta por jovens alegadamente ucranianos que estariam a celebrar o aniversário do ditador responsável pela morte de seis milhões de judeus.

Confirma-se?

Não. A informação partilhada é totalmente falsa, porque nem a imagem em circulação corresponde à celebração do aniversário de Adolf Hitler, nem a fotografia foi captada na Ucrânia.

O Polígrafo procurou a fotografia original através de ferramentas de pesquisa e detetou-a numa notícia do jornal russo "Lenta.ru" publicada em 2019. O artigo em causa referia que a imagem foi captada em 2016 durante um flash mob (um tipo de coreografia de grupo dançada em locais públicos) apresentado na região de Kemerovo, na Rússia, em 2016 a propósito do 55.º aniversário da viagem ao espaço do astronauta soviético Yuri Gagarin.

Durante a apresentação os jovens pretendiam que a sua mancha humana representasse, quando vista de cima, o número 55, tal como se pode ver neste vídeo. No entanto, a figura desenhada foi confundida com uma suástica.

Em suma, é falso que um grupo de crianças ucranianas em idade escolar tenha celebrado o aniversário de Hitler formando uma mancha humana em forma de cruz suástica.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network