O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Covid-19. Vídeo de idosa brasileira a ser falsamente vacinada sem líquido injetado é autêntico?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Está a circular nas redes sociais um vídeo que mostra uma senhora brasileira de 88 anos de idade a tomar a vacina contra a Covid-19. "A profissional [de saúde] enfiou a agulha no braço da idosa, mas não injetou a dose do imunizante", alega-se. Verdade ou mentira?

“A filha de Floramy de Oliveira Jordão, de 88 anos, denuncia que a mãe não recebeu a vacina contra a Covid-19 na primeira aplicação, na manhã desta quarta-feira (10), em Goiânia, pois, segundo ela, a profissional enfiou a agulha no braço da idosa, mas não injetou a dose do imunizante. O momento foi filmado pela aposentada Luciana Jordão, de 57 anos, filha da idosa”, destaca-se no texto da publicação em causa.

“Ela simplesmente enfiou a agulha na minha mãe, tirou e ficou com a seringa para cima. Aí eu falei: ‘Foi muito rápido’. Quando eu olhei para cima, o líquido estava todinho na seringa. Ela não injetou a vacina na minha mãe. Aí eu falei para ela: ‘O líquido está todinho aí, você não vacinou a minha mãe'”, acrescenta-se.

Esta história é verdadeira?

Sim. De acordo com uma notícia de 10 de fevereiro do G1, portal de notícias da estação de televisão brasileira Globo, o relato é autêntico e o sucedido teve consequências para a profissional de saúde envolvida.

A filha de Floramy de Oliveira Jordão, de 88 anos, denunciou que a mãe não recebeu a dose da vacina na primeira aplicação a 10 de fevereiro, no município de Goiânia, Brasil. O momento foi filmado pela filha e entretanto tornou-se viral nas redes sociais.

Nesse mesmo dia, a profissional de saúde que aplicou a vacina sem injetar o líquido foi afastada da campanha de vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde (SME), segundo noticiou também o G1.

Em nota enviada à imprensa brasileira, a SME comunicou que a profissional já tinha sido identificada, “foi afastada e não participará mais na campanha de vacinação em Goiânia”. Anunciou também a abertura de um processo administrativo para investigar a situação e assegurou que a idosa entretanto já foi realmente vacinada, após a sua filha ter denunciado a situação.

Ao Polígrafo, Natália Leal, diretora de conteúdos da Agência Lupa, plataforma de verificação de factos brasileira, confirma a veracidade do vídeo e indica que há outros “relatos idênticos de familiares de idosos que estão a ser vacinados contra a Covid-19 no Brasil”. Segundo a jornalista, “depois de efetuadas as denúncias, os profissionais envolvidos são confrontados e afastados e uma dose de vacina é aplicada corretamente”.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente Verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque