- O que está em causa?No dia 18 de outubro, a Direção-Geral da Saúde relatava a existência de 291 novos casos de Covid-19 a nível nacional. No mesmo dia, na página da Beira Baixa TV, era publicada uma imagem que mostrava os casos das várias freguesias de Castelo Branco, revelando 295 casos ativos. Isso significa que os dados estão errados?

A questão foi levantada por um leitor: como é possível haver mais casos em Castelo Branco do que os registados a nível nacional? Esta dúvida surge na sequência de uma imagem partilhada pela página no Facebook da Beira Baixa TV, que mostrava o número de casos ativos nas diferentes freguesias do concelho.
O grafismo avançava que em Castelo Branco havia, no passado dia 18 de outubro, “295 casos ativos”. No mesmo dia, o relatório diário da Direção-Geral da Saúde indicava mais 291 casos confirmados.

A resposta é simples: o relatório da Beira Baixa TV diz respeito aos casos ativos, ou seja, pessoas que estavam, à data, infetadas pelo novo coronavírus, independentemente de terem sido diagnosticadas nesse dia ou em dias anteriores.
Por outro lado, o número de caso confirmados, que é referido no relatório da Direção-Geral da Saúde, diz respeito ao número de novos pacientes, ou seja, de doentes que testaram positivo nas 24 horas anteriores.
Isso significa que estão a ser comparados dados diferentes: de um lado são novos casos e do outro casos ativos. No dia em que foram registados 295 casos ativos em Castelo Branco, existiam 30.205 casos ativos em Portugal e não 291. Nesse dia, houve uma diminuição de 104 casos ativos, o que significa que foram registados mais pacientes recuperados (392) do que novos casos confirmados (291).
Concluindo: um relatório não contradiz o outro, uma vez que estão a referir-se a dados diferentes. Em Castelo Branco havia 295 casos ativos a 18 de outubro, num universo de 30.205 casos ativos a nível nacional. No entanto, nesse dia foram registados 291 novos casos confirmados.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo:
