A questão foi levantada por um leitor: como é possível haver mais casos em Castelo Branco do que os registados a nível nacional? Esta dúvida surge na sequência de uma imagem partilhada pela página no Facebook da Beira Baixa TV, que mostrava o número de casos ativos nas diferentes freguesias do concelho.

O grafismo avançava que em Castelo Branco havia, no passado dia 18 de outubro, “295 casos ativos”. No mesmo dia, o relatório diário da Direção-Geral da Saúde indicava mais 291 casos confirmados.

A resposta é simples: o relatório da Beira Baixa TV diz respeito aos casos ativos, ou seja, pessoas que estavam, à data, infetadas pelo novo coronavírus, independentemente de terem sido diagnosticadas nesse dia ou em dias anteriores.

Por outro lado, o número de caso confirmados, que é referido no relatório da Direção-Geral da Saúde, diz respeito ao número de novos pacientes, ou seja, de doentes que testaram positivo nas 24 horas anteriores.

Isso significa que estão a ser comparados dados diferentes: de um lado são novos casos e do outro casos ativos. No dia em que foram registados 295 casos ativos em Castelo Branco, existiam 30.205 casos ativos em Portugal e não 291. Nesse dia, houve uma diminuição de 104 casos ativos, o que significa que foram registados mais pacientes recuperados (392) do que novos casos confirmados (291).

Concluindo: um relatório não contradiz o outro, uma vez que estão a referir-se a dados diferentes. Em Castelo Branco havia 295 casos ativos a 18 de outubro, num universo de 30.205 casos ativos a nível nacional. No entanto, nesse dia foram registados 291 novos casos confirmados.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network