- O que está em causa?Primeiro-Ministro (PM) garantiu ao líder da bancada parlamentar do PSD que "a grande esperança da direita, de os socialistas conduzirem o país para o inferno, não aconteceu" e que as empresas são, afinal, amigas do PS. "Todos os anos Portugal bateu recorde de investimento empresarial e de atração de investimento", referiu Costa, com números que geraram alguma confusão nas bancadas, como uns muito engordados 32 mil milhões de euros em investimento direto estrangeiro.

António Costa voltou esta tarde aos debates quinzenais para ser confrontado pelo PSD, que levou o PM a assumir, por exemplo, que se tinha expressado mal sobre a venda da TAP no contexto europeu. Já Costa, atirou ao PSD com aquilo que os sociais-democratas mais prezam: as empresas.
"A grande esperança da direita, de os socialistas conduzirem o país para o inferno, não aconteceu. Saímos foi do inferno quando deixámos de cortar salários e as pensões. Depois ensaiaram [PSD] uma segunda linha de marcação: a direita era amiga das empresas, os mercados tinham confiança na direita, enquanto que os socialistas afugentavam o investimento e os mercados", resumiu António Costa.
Logo a seguir, os números: "Todos os anos Portugal bateu o recorde de investimento empresarial e de atração de Investimento Direto Estrangeiro (IDE). Em 2022, o IDE foram 32 mil milhões de euros. E até junho deste ano, já tínhamos mais de metade de investimento empresarial do que aquilo que tínhamos tido o ano passado (...) Esta segunda linha também se esfumou."
Costa não pareceu seguro sobre o valor do IDE relativo ao ano passado: primeiro, falou em 22 mil milhões; depois interrompeu para subir para os 32 mil milhões de euros. Mas nenhum destes valores representa o indicador que o PM escolheu destacar: as transações de IDE não ultrapassaram os 8 mil milhões de euros em 2022. E em 2023, só no primeiro semestre, caíram 57% para os dois mil milhões de euros, mostra o Banco de Portugal (BdP).
Assim sendo, de onde vêm os 32 mil milhões de euros de Costa? Do investimento empresarial: em maio deste ano, em comunicado, o Governo anunciava que em 2022 foi fixado "um novo recorde de investimento em Portugal: 32 mil milhões de euros de investimento empresarial, que tem permitido a criação de um maior número de empregos mais qualificados".
__________________________
Avaliação do Polígrafo:
