- O que está em causa?Uma notícia do jornal "Público" que informa que o Primeiro-Ministro (PM) demissionário e o Presidente da República (PR) viajariam hoje para a Guiné-Bissau "deixando o Governo em 'standby'" está a ser partilhada nas redes sociais, mas não sem uma teoria: "Lacerda Machado é presidente de um banco na Guiné." Numa mensagem enviada ao Polígrafo, um leitor indica que "Lacerda parece estar numa cerimónia" do Banco da África Ocidental precisamente ao mesmo tempo que PM e PR visitam a Guiné para celebrar os 50 anos da Independência. Verdade ou mentira?

"Partilho este post por achar curioso", indica um leitor numa mensagem enviada ao Polígrafo. O post mencionado é um tweet de 14 de novembro que partilha uma notícia publicada no jornal "Público", do mesmo dia, em que se informa que "Costa e Marcelo viajam para a Guiné deixando o Governo em standby".
Quase como teoria, o tweet destaca que "Lacerda Machado é presidente de um banco na Guiné, o Banco da África Ocidental". Ao Polígrafo, o leitor completa: "Não há nada na página institucional do banco, contudo, Lacerda [Machado] parece estar numa cerimónia do banco segundo a página do Facebook do mesmo."

Mas será verdade que o PM demissionário e o PR viajaram para a Guiné-Bissau enquanto Lacerda Machado - envolto em polémica na última semana depois de ter sido constituído arguido na Operação Influencer - apresentava um evento do Banco da África Ocidental?
É verdade que Marcelo e Costa estão na Guiné: foi para lá que viajaram hoje para comemorar os 50 anos da independência do país. No entanto, e segundo a página de Facebook do Banco da África Ocidental, não há sinal de nenhuma fotografia recente que revele que Lacerda Machado, presidente do Banco da África Ocidental, tenha apresentado qualquer evento ligado ao banco.
Para mais, o advogado está neste momento sujeito à proibição de se ausentar para o estrangeiro, com obrigação de entrega do passaporte ao tribunal, no âmbito da Operação Influencer, pelo que não poderia viajar para a Guiné-Bissau.
Ao recuar na cronologia, é possível identificar o até há bem pouco tempo homem de confiança de António Costa num evento do banco. A publicação destas fotografias remonta a 26 de novembro de 2022, quase um ano antes desta referida viagem de Costa e Marcelo.
Lacerda Machado marcava presença num evento de celebração do 25.º aniversário do Banco da África Ocidental, que preside, como se confirma na publicação em que as fotografias foram partilhadas.
___________________________________
Avaliação do Polígrafo:
